Noticias

BO Eletrônico inclui campo para identificação de bicicletas roubadas

Published

on

Por meio do número de série, marca e modelo da bicicleta, agentes de segurança do Ceará podem atuar na facilitação da devolução do bem aos proprietários no caso do veículo ser recuperado. Na última terça-feira, 26, foi incluído mais um campo na Delegacia Eletrônica (Deletron) relativo a furtos.

Agora, a vítima do roubo pode inserir dados descritivos de bicicletas furtadas no Boletim Eletrônico de Ocorrência (BEO) e ajudar no trabalho da Polícia Civil do Ceará (PC-CE). A partir do número de série incluído e com a apreensão de bicicletas envolvidas em ocorrências, os agentes conseguem reconhecer se o veículo consta com registro de furto no sistema, o que facilita a identificação e restituição da bicicleta ao proprietário.

“No registro do BO de furto, que pode ser feito na Deletron ou em qualquer Delegacia da Polícia Civil, o dono da bicicleta deve informar esses números de registros e citar características para facilitar a identificação e restituição, caso a bicicleta seja encontrada”, explica a delegada Socorro Portela, titular da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS.

Normalmente, o número de série fica no movimento central, junto ao ponto de fixação dos pedais; além de aparecer na parte traseira ou na caixa de direção. No ato da compra, a sequência alfanumérica também é incluída na nota fiscal junto com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do cliente.

Acompanhe o passo a passo:

  1. Acesse o site da Delegacia Eletrônica: https://www.delegaciaeletronica.ce.gov.br/
  2. Clique em “criar BO” e procure pela opção Furto;
  3. Diga ao sistema se você é a própria vítima do fato ou se é o noticiante, no caso de a vítima estar impossibilitada de registrar a ocorrência;
  4. Siga as orientações do sistema. Tenha em mãos os números do RG e do CPF, além de dados de seu endereço;
  5. Agora preencha informações sobre o crime, como data, horário e endereço da ocorrência;
  6. Em “Material Envolvido”, escolha o grupo “Veículos” e, em seguida, a opção “Bicicleta”. Escolha se você é a vítima ou é possuidora da bicicleta e preencha os campos: nº de série, marca, modelo e complemento;
  7. Verifique se os dados foram incluídos e avance;
  8. Faça um breve relato da ocorrência;
  9. Verifique se os dados estão corretamente preenchidos. Caso deseje fazer alguma modificação, basta clicar no link ‘Corrigir’, localizado no canto superior direito de cada quadro. Marque a opção “Não sou robô” e finalize o boletim.
  10. A Delegacia Eletrônica enviará um e-mail com o número do protocolo. Em seguida, a Deletron confirmará as informações fornecidas;
  11. Se as informações estiverem corretas, um novo e-mail será enviado com o Boletim Eletrônico de Ocorrência (BEO) e uma senha de acesso;
  12. Imprima e, após a assinatura, o BEO poderá ser usado como qualquer outro documento oficial.

*Para que o processo do BEO seja finalizado com sucesso, é necessário que o usuário tenha atenção no preenchimento de todos os campos de numeração de documentos como RG, CPF e e-mail, principalmente.

*Uma vez que todo o processo é finalizado com sucesso, uma senha e número do protocolo são gerados para garantir o acesso online.

*Em caso de reprovação, será gerado um novo protocolo em virtude da segurança digital. Neste caso, a SSPDS recomenda que o usuário refaça o Boletim, corrigindo as informações divergentes.

*Por fim, a Polícia Civil alerta aos usuários que fazer falsa comunicação de delito à autoridades policiais é crime previsto no artigo 340 do Código Penal, resultando em multa e detenção de um a seis meses.

Serviço:
Site: https://www.delegaciaeletronica.ce.gov.br/beo/
Telefone: (85) 3101-2509

Fonte: O Povo

EM ALTA

Sair da versão mobile