Regional

Ato público exige prédio para a Facedi

[caption id="attachment_7038" align="alignleft" width="600"]Manifestação aconteceu na parte da manhã e a estimativa é de que foram reunidas cerca de 2 mil pessoas, entre professores e estudantes do município e outras regiões do Estado, como Sobral, Iguatu, Limoeiro do Norte e Tauá FOTO: JÉSSYCA RODRIGUESManifestação aconteceu na parte da manhã e a estimativa é de que foram reunidas cerca de 2 mil pessoas, entre professores e estudantes do município e outras regiões do Estado, como Sobral, Iguatu, Limoeiro do Norte e Tauá FOTO: JÉSSYCA RODRIGUES[/caption]Alunos e Professores da da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi), uma extensão da Universidade Estadual do Ceará (Uece), foram às ruas, ontem, para pedir a doação do prédio em construção da Faculdade de Tecnologia para expansão da Facedi Uece.

Published

on

Manifestação aconteceu na parte da manhã e a estimativa é de que foram reunidas cerca de 2 mil pessoas, entre professores e estudantes do município e outras regiões do Estado, como Sobral, Iguatu, Limoeiro do Norte e Tauá FOTO: JÉSSYCA RODRIGUES

Alunos e Professores da da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi), uma extensão da Universidade Estadual do Ceará (Uece), foram às ruas, ontem, para pedir a doação do prédio em construção da Faculdade de Tecnologia para expansão da Facedi Uece.

A manifestação aconteceu na parte da manhã e constou de passeata e ato público na praça matriz com show da banda de lata, coral da Facedi e teatro. A movimentação política ficou por conta dos discursos de militantes, além da distribuição de panfletos chamando a atenção para o problema.

A organização espera com isso chamar a atenção do governador Cid Gomes para uma conversa sobre a intenção de doação por parte do Governo do Estado do prédio da Faculdade de Tecnologia para o Governo Federal implantar o Instituto Federal do Ceará (IFCE).

O titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, René Barreira, se reuniu com o Sindicato dos Professores e Alunos no dia 23 de setembro para dialogar sobre a ocupação e paralisação de atividades que ocorre na instituição desde o dia 17.

Proposta

Na ocasião da reunião do dia 23, foi apresentada a proposta do IFCE para a região, que além de oferecer cursos técnicos, tecnólogos de ensino superior e formação e docentes, venha a ser também um polo de inovação. O secretário da Secitece propôs também uma utilização compartilhada entre Uece e IFCE de alguns espaços do equipamento, como ginásio, auditório e biblioteca. Não houve porém, acordo por parte dos manifestantes, segundo o secretário geral do Sindicato dos Docentes da Uece e professor da Facedi, Valricélio Linhares.

“A paralisação e ocupação continua até o novo contato do secretário, que prometeu intermediar um encontro com o Governador do Estado, Cid Gomes, responsável pela declaração da intenção de doação”, disse.

O benefício reivindicado pelos manifestantes possui investimentos somados em R$15milhões. O equipamento foi pensado para funcionar como um campus multi-institucional na região e após a doação serviria para a instalação do Instituto Federal do Ceará, que manifestou interessem em expandir. Em contrapartida, o Governo Federal irá investir R$ 4 milhões nas instalações da Facedi Uece. Segundo o Presidente do Centro Acadêmico de Pedagogia e um dos coordenadores da manifestação, Sérgio Teixeira, a ocupação continua por tempo indeterminado e as atividades estão paralisadas. De acordo com o estudante, a faculdade está completando 30 anos na cidade com apenas três cursos e aproximadamente 100 vagas, uma quantidade insuficiente para a demanda. “Muitos dos estudantes que terminam o Ensino Médio na cidade e municípios vizinhos migram para Fortaleza e Sobral em busca de mais opções de cursos ou mesmo por falta de vagas.

Presenças

De acordo com o estudante Emanuel Rocha, que veio na caravana da Uece de Fortaleza, os alunos da capital sentiram a necessidade de apoiar as manifestações dos diversos campus da universidade no interior.

“A situação em Itapipoca é crítica. Precisávamos unir forças para fortalecer as reivindicações, que são justas”, declara. Até o encerramento da edição, não foi ouvir a assessoria do governo do Estado. Estiveram presentes caravanas de outros municípios como Sobral, Limoeiro do Norte e Fortaleza, incluindo outras faculdades da Uece no interior, como os campus de Crateús, Quixadá, Limoeiro do Norte e Tauá. A estimativa é de que quase 2 mil pessoas estiveram presentes.

Mais informações:

Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi)

Universidade Estadual do Ceará

Rua da Universidade, S/N

Itapipoca

Fonte: Diario do Nordeste

EM ALTA

Sair da versão mobile