Os servidores federais do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) do Ceará decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir de amanhã, 07 de julho.

A paralisação das atividades dos servidores foi homologada na tarde do último dia 26, em assembleia realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho Previdência Social no Estado do Ceará – SINPRECE -, com aprovação por unanimidade entre os presentes. A falta de negociação com o Governo Dilma e o sucateamento do serviço público foram os principais motivos para a aprovação da greve por tempo indeterminado”, relata em nota o SINPRECE.

 

Assuntosnet: Terça-feira, 7 de julho de 2015. Acesse e opine sobre as sinopses das notícias da imprensa e blogs, com os comentários de responsabilidade do colunista Silvani Soares. Boa leitura!  

 

Ceará recebe novos profissionais do programa Mais Médicos

O Ceará recebeu nesta segunda-feira, 6, 19 novos profissionais do programa Mais Médicos, que foram alocados em 15 diferentes municípios do Estado. Com a chegada desses profissionais, o Ceará chega ao total de 1.470 profissionais do programa atuando em 173 municípios.Apenas em 2015, o Estado já recebeu 531 médicos. Em todo o País, são 18.240 em 4.058 municípios, o que significa que 72,8% das cidades brasileiras já recebem a cobertura do programa. Das 4.139 vagas ofertadas esse ano, 3.752 foram preenchidas por médicos com CRM Brasil. As outras vagas ficaram com brasileiros graduados no exterior.Todos os profissionais selecionados para o Ceará são brasileiro graduados no exterior. 

 

Alerta geral

O discurso do senador José Serra na convenção do PSDB, no domingo, gerou a indignação de integrantes da bancada na Câmara. Os tucanos votaram contra o ajuste a favor de que os aposentados sejam reajustados pelo mínimo e pelo aumento dos funcionários do Judiciário. Serra disse que é preciso resistir à “tentação” de aprovar “loucuras fiscais irreversíveis”.

 

Medida do governo prevê redução de salário e jornada

Corte no rendimento será compensado, em parte, com recursos do FAT. Gasto do Fundo de Amparo ao Trabalhador poderá chegar a R$ 112,5 milhões em um ano. Proposta, cujo objetivo é garantir empregos, tem apoio das centrais sindicais, mas ministro da Fazenda foi contra;Com isso, na prática, a redução no salário recebido pelo trabalhador será de no máximo 15%. O gasto estimado com o programa é de R$ 112,5 milhões ao longo de um ano. A medida ganhou o apoio das centrais sindicais e dos empresários, sobretudo os do setor automobilístico, que vive forte crise, com a produção de carros encolhendo 18,5% este ano. Nos bastidores, porém, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, foi contra.

 

Homenagem

Nesta quarta-feira (8) a partir das 10 horas, a Câmara dos Deputados realizará sessão em homenagem ao seu ex-presidente falecido Paes de Andrade. Entre os oradores, o ex-deputado federal Mauro Benevides. E o recesso no Congresso começa dia 16, informa o líder do Governo na Câmara, José Guimarães (PT), adiantando. Antes, haverá votação da MP do Futebol – renegociação das dívidas dos clubes e discussão sobre a LDO 2016. Com o recesso, Dilma terá uma folga do Congresso para recuperar o fôlego.

 

Senador Tasso Jereissati assume vice-presidência do PSDB e articula visita de Aécio ao Ceará

Nas eleições de 2014, o então candidato Aécio fez duas visitas ao Ceará. Organizadas por Tasso, as caravanas passaram por Juazeiro do Norte e Iguatu. Segundo Luiz Pontes, o partido deve realizar, a partir de agosto, debates em todas as regiões do Ceará. A ideia é fortalecer a legenda e preparar palanques para 2016.

 

Sucessão

A respeito de comentário neste espaço, com a incerteza política, um assessor próximo ao prefeito Aderilo (PRB)disse que a tendência do mesmo, é trocar de partido para tentar a reeleição. Mas depende de outros fatores.

 

Papa pede tolerância

Na primeira missa da viagem de oito dias pela América Latina,, papa Francisco pediu soluções concretas para os desafios da família. Em Guayaquil, diante de 600 mil fiéis, líder católico fez chamado à tolerância para a família não tradicional.

 

Pessimismo

Comércio em crise, é preciso incentivar o consumidor através de promoções e liquidação. Outro dia, um comerciante explicava que tinha cortado as cortesias para alguns eventos. Com tanto pessimismo o consumidor saiu desolado.

 

Enquanto tramita a Lei Geral das Religiões no Senado, e o STF analisa a obrigatoriedade, ou não, do ensino religioso nas escolas, há mais por vir no debate: tramita na Câmara projeto que permite a profissionais de clínicas de recuperação de dependentes químicos a ‘falar sobre religião’, desde que internos ‘não sejam forçados’.

 

Dengue

Casos continuam assustando moradores  em bairros da periferia. Com a greve alguns moradores sentem-se prejudicado. Há informação de que  dez casos da zika-vírus já foram confirmados no Ceará

 

Escuridão

Moradores da Rua Porfirio Alves no bairro Veneza  pedem a prefeitura que solucionem o problema da  iluminação naquele trecho. O apelo é reforçado pelos comerciantes que  temem assaltos.

 

Eleição sindical

Na capital os Bancarios vão às urnas, de hoje até quinta-feira, eleger a nova diretoria sindical. Na disputa, Carlos Bezerra pela situação e Aílton Lopes pela oposição. Na base local, as eleições estão previstas para outubro. 

 

Futebol

Líder da Série B, o Botafogo visita o Ceará, na noite desta terça-feira, às 21h50, no Castelão (CE). A partida é válida pela décima primeira rodada da Segundona. Os dois times voltam a se enfrentam pouco mais de dez meses depois da histórica vitória do Glorioso sobre o Vozão, no mesmo estádio, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. 

 

*Silvani é bancário e radialista