AssuntosNet

ASSUNTOSNET: PEC do Teto passa e mercado prevê guerra na Previdência

Published

on

Considerado fundamental ao reequilíbrio das contas, projeto que limita o crescimento dos gastos da União por 20 anos foi aprovado com margem apertada no Senado e valerá a partir de 2017. Com placar mais apertado do que na votação anterior, o governo aprovou em segundo turno no Senado proposta de emenda à Constituição (PEC) que cria teto para crescimento de gastos da União nos próximos 20 anos. A base governista esperava pelo menos 61 votos favoráveis, mas obteve 53, apenas quatro a mais do que o mínimo necessário, 16 senadores votaram contra. A PEC já havia sido aprovada em dois turnos na Câmara. A proposta prevê que o aumento de despesas será limitado na primeira década pelo IPCA acumulado em 12 meses até junho do ano anterior. Após dez anos, o presidente poderá solicitar uma mudança no indexador por mandato. Segundo Michel Temer, o projeto “visa retirar o País da recessão”. No Ceará, votaram com o governo, os senadores Eunicio Oliveira (PMDB) e Tasso (PSDB). Senador Pimentel do PT votou contra. Há uma expectativa para a votação da Previdência. O teto de gastos foi alvo de protestos em 14 estados e no Distrito Federal.

Sebrae lança mutirão para renegociação das dívidas

As cerca de 600 mil empresas optantes pelo Simples Nacional que devem R$ 21 bilhões à Receita Federal podem começar o ano de 2017 com suas dívidas renegociadas. O Sebrae lançou, em todo Brasil, o Mutirão da Renegociação para ajudar os empresários a permanecerem no Simples e assim começar o ano com fôlego para superar a crise. O ponto de partida da campanha será a regularização dos débitos com o Leão. Com a sanção do projeto “Crescer sem Medo”, em outubro, o prazo de parcelamento das dívidas com a Receita passou de 60 para 120 meses.

BNDES dá alívio a empresas endividadas

O BNDES refinanciará até R$ 10 bilhões em dívidas, principalmente de micro, pequenas e médias empresas. O pacote do governo para estimular a economia, que será lançado amanhã, prevê criar uma nova faixa, para imóveis mais caros, no Minha Casa Minha Vida.

Senador do DEM cogita eleições gerais

O líder do Democratas no Senado, Ronaldo Caiado (GO), que é da base do governo, insinuou que o presidente Michel Temer deveria renunciar e cogitou a realização de eleições gerais, com disputa também para os cargos do Congresso. No entendimento do senador, após a delação da Odebrecht que envolveu na Lava Jato parlamentares de diferentes partidos, além de membros do governo e também o próprio presidente, é preciso que o Executivo e o Legislativo verifiquem se ainda têm condição de governar e legislar

Greve no setor público

O governo federal deve endurecer seu posicionamento em relação às greves das universidades federais. De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o Ministério do Planejamento tem exigido que os reitores enviem a lista de professores que participaram de paralisações para que os respectivos pontos sejam cortados. Assim, haveria uma redução dos vencimentos. Algumas universidades, segundo a publicação, têm se recusado a fornecer os nomes dos faltosos, o que teria criado uma briga com o ministro da Educação, Mendonça Filho.

Lixo e Natal de Luz

Ficou repetitivo culpar adversários. O certo é que a gestão municipal está terminando, e ninguém apresenta solução para o lixo que toma conta da cidade. Já a população vai se virando ao ocupar terrenos baldios em vários pontos da cidade. Em meio a indignação o fato toma conta nas rodas de conversas e redes sociais. Diante deste cenário, até o “Natal de Luz” ficou no esquecimento. Falando em lixo, a equipe da limpeza retirou toneladas de lixo esta manhã no bairro e periferias. Ufa!

Faturando e aparecendo

Já que o município não atrai turismo permanente, isso não impede que agência de viagens estimule com pacotes para principais centros do estado e país afora. Neste período de fim de ano, tornou-se atrativo para servidores e aposentados, uma boa programação fora de Iguatu.

Diplomação dos eleitos

A Justiça Eleitoral de Iguatu confirmou para esta quarta-feira, dia 14, a diplomação dos candidatos eleitos de Iguatu e Quixelô. A solenidade será às 9 horas da manhã, no Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira, localizado na Avenida Dário Rabelo. População deve prestigiar o evento.

ASSUNTOSNET: Quarta-feira, 14 de Dezembro 2016. Coluna de responsabilidade do radialista com sínteses e fatos da imprensa e blogs, selecionado pelo colaborador Silvani Soares. Boa Leitura!

EM ALTA

Sair da versão mobile