AssuntosNet

AssuntosNet: Maioria do STF vota por proibir doação eleitoral de empresas

Por 6 votos a 1, a maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) votou nesta quarta-feira (2) por proibir doações de empresas a campanhas eleitorais e partidos políticos. Ainda faltam os votos de quatro magistrados.

Published

on

Por 6 votos a 1, a maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) votou nesta quarta-feira (2) por proibir doações de empresas a campanhas eleitorais e partidos políticos. Ainda faltam os votos de quatro magistrados.

O julgamento foi suspenso porque o ministro Gilmar Mendes pediu vistas do processo. Quando for retomado, o que não tem data para ocorrer, o STF definirá se a regra vale para 2014 ou só nas eleições posteriores. A Corte também terá de definir se cabe a ela mesma ou ao Congresso estabelecer algum teto para doações de pessoas físicas. A questão está sendo tratada pelo Supremo em função de uma ação direta de inconstitucionalidade movida pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) que pede o fim do financiamento de campanhas eleitorais por pessoas jurídicas. Na ação, a entidade sugere um prazo de adaptação de 24 meses até que as regras entrem em vigor.

Feliz Quinta-feira, 03 de Abril de 2014. Seja bem-vindo(a) ao Assuntosnet!
– Agradecemos sua leitura e comentários.

BC repete a dose de alta de juros

Mais uma vez, o Comitê de Política Monetária do Banco Central aumentou em 0,25 ponto percentual a Selic, que agora está em 11% ao ano. Foi a nona alta seguida dos juros básicos da economia. No comunicado divulgado ontem, o BC deixou margem para interpretação de fim do ciclo de elevação da taxa.

Socorro ao setor elétrico

Segundo analistas, o repasse de empréstimo de R$ 8 bilhões ao setor virá a partir de 2015. O  Ministério da Fazenda, porém, ainda não decidiu se o aumento será feito de uma só vez ou parcelado. Segundo estudos  o impacto será de 10%  no valor da conta de luz.

CPI X CPI

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), deve anunciar hoje a criação de uma CPI que trate da Petrobras, Alstom e Suape, abrindo o leque das investigações, como quer o governo. A expectativa é que ele fará isso porque a CPI da oposição é menos abrangente e porque o Senado não pode ter duas comissões funcionando, ao mesmo tempo, sobre o mesmo tema. Esse formato foi combinado nas últimas horas entre o PMDB, o PT do Senado e o Planalto.

Contagem regressiva

A disposição de Cid é de sair, embora a candidatura de Ciro ao Senado não seja anunciada de imediato, assim como a de governador, tudo ficando para o fim do mês de maio ou mesmo nos dias que antecederem a convenção do partido, em junho.Hoje à noite haverá uma nova rodada de conversação, podendo a discussão acontecer até a sexta-feira. O governador cancelou toda sua agenda e convocou os pretensos candidatos do PROS. Se o governador renunciar ao mandato ele terá que encaminhar a carta-renúncia para a Assembleia até o fim do expediente de amanhã.

A decisão de CID respinga no PT

Circulava ontem rumor de que o PT nacional haveria orientado o partido no Ceará a abrir mão da candidatura ao Senado em prol de Ciro Gomes. O pré-candidato petista à vaga, o deputado federal José Guimarães, reagiu com indignação. “Isso é mais uma fofoca. O PT está firme e forte na disputa pelo Senado”, disse ele ao O POVO.

Agora faz falta

Segundo o consultor Adriano Pires  De maio de 2008 a janeiro de 2014, a Receita deixou de arrecadar R$ 32,5 bilhões com a Cide da gasolina e do diesel, aquele tributo do qual o governo abriu mão para não reajustar o preço do combustível nas bombas.

Legião estrangeira

De cada cem ingressos vendidos para os jogos da Copa no Maracanã, 56 foram para estrangeiros; dez, para brasileiros de outros estados; e 34, para cariocas.

Futebol

Na libertadores, os times cariocas nos extremos.  Flamengo vence  e se recupera diante do  Emelec  enquanto que o  Botafogo  adia a classificação com derrota em casa. Pela Copa do Brasil, empate sem gols entre   Barbalha x Cuiabá  no Inaldão. Na Copa do Nordeste, o  Sport  venceu o  Ceará por 2    e fica com a vantagem  para a  decisão  . Na série B do estadual,  Crateús derrota Iguatu por 3 a 2  rebaixando o azulão  para a série C.

Circulando

Desconheço as negociações, mas é inaceitável a forma como o município atua para solucionar os problemas dos feirantes no centro da cidade. Segundo um feirante, o diálogo é o caminho para solução pacífica. Com relação ao projeto ele deve atender a todos os cidadãos.

 
Cobertura dos correios

Moradores do conjunto habitacional Novo Iguatu reclamam que não recebem os serviços dos correios. Segundo um morador, é preciso deslocar a agência local para receber correspondências e por isso pagam boletos em atraso.

*Silvani é bancário e radialista

EM ALTA

Sair da versão mobile