Dilma diz que corte no Bolsa Família é atentar contra 50 milhões de brasileiros - AssuntosNet

Por Silvani Soares*

A presidente Dilma Rousseff utilizou o Twitter para criticar a proposta do relator da Lei Orçamentária Anual, deputado Ricardo Barros (PP-PR), de cortar R$ 10 bilhões do Programa Bolsa Família. Segundo Dilma, cortar o programa “significa atentar contra 50 milhões de brasileiros que hoje têm uma vida melhor por causa do programa”.Na terça-feira (20), no dia em que o Bolsa Família completou 12 anos, o deputado Ricardo Barros anunciou que pretende diminuir o orçamento do programa em cerca de 35% “O Bolsa Família é prioridade máxima para o meu governo, como foi para o do ex-presidente Lula. Garante ainda que 17 milhões de crianças e adolescentes estejam na escola e ajudou a reduzir em 58% a mortalidade infantil”, escreveu, lembrando que a importância da política pública é reconhecida pela Organização das Nações Unidas e pelo Banco Mundial.

Assuntosnet: Quinta-feira, 22 de outubro de 2015. Acesse e opine sobre reprodução das sinopses, com notícias da imprensa e blogs, outros tópicos e comentários de responsabilidade do colunista Silvani Soares. Boa leitura!

Governo abre mercado ao priorizar compra da agricultura familiar em órgãos públicos
O Ministério da Defesa será o primeiro órgão público federal a realizar a compra de alimentos da agricultura familiar e servirá de modelo para impulsionar outras aquisições de produtos diretamente dos pequenos produtores rurais. O decreto, publicado neste mês no Diário Oficial da União, também determina tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para as microempresas e empresas de pequeno porte, microempreendedor individual (MEI) e sociedades cooperativas de consumo.

Servidores do IFCE e reitor assinam acordo
Embora o acordo não determine ainda o fim da greve, a categoria considera um “grande passo” nas negociações. O documento traz 15 pontos de reivindicação da pauta do Comando de Greve local, com encaminhamentos firmados após as negociações entre os representantes dos servidores e a Reitoria do Instituto.

Prova de vida
Bancos e médicos peritos do INSS, uma preocupação para os aposentados. Por sua vez, temos informações de que o INSS não tem bloqueados cartões para os que precisam fazer a prova de vida. Os peritos do INSS estão em greve há 48 dias e a luta é de 27% de reajuste em dois anos. Os bancários seguem com negociação.

Dia do Comerciário
Segunda-feira será feriado no município quando se comemora o dia do comerciário. Mesmo com a crise, a categoria tem o que comemorar garante o presidente Francimar.

Transferência, PCCR e concurso
Servidores retornaram após greve e recebem transferência inesperada . No sindicato , a expectativa com o desfecho do polêmico PCCR para o próximo mês de novembro. Por outro lado, o municipio está anunciado o lançamento de edital para o preenchimento de 496 vagas através de concurso público. Já pendências com obras não concluídas, ninguém comenta. A novidade do concurso é o numero de vagas para a função de jardineiro, em torno de 50.

TCM
A tomada de conta especial do aterro Sanitário de Iguatu está sendo discutida pelo TCM. A informação é do vereador Mário Rodrigues que promete novos desdobramentos. O aterro sanitário é alvo de CPI na Câmara.

Galeria
Locatários da galeria Gustavo Correia voltam a discussão sobre a ocupação de camelôs e tráfego irregular de motos e bicicletas no local. O fato já foi alvo de reportagens nesta emissora, mas continua sem soluções. O desejo de um grupo é levar o fato ao ministério público .

Bancários rejeitam proposta de reajuste de 8,7% e greve continua
A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), entidade que representa os bancários, rejeitou a nova proposta de reajuste de 8,75% feita pelos bancos nesta quarta-feira (21). As negociações serão retomadas nesta quinta-feira (22) às 14h, segundo a Contraf-CUT. Esta foi a terceira proposta apresentada pelos bancos.

Futebol
Dunga anuncia nesta quinta-feira, a lista de convocados para o jogo contra a Argentina e Peru, válido pelas eliminatórias. A novidade deve ser a volta de Neymar, após cumprir suspensão de 2 jogos.

Funcionário embriagado no trabalho não pode ser demitido por justa causa
O Tribunal Superior do Trabalho garante que uma empresa não pode demitir por justa causa um funcionário que foi ao trabalho aparentando estar bêbado. Para a justiça, se o empregado comparecer ao serviço aparentemente alcoolizado ou sob efeito de entorpecentes, deve ser advertido e, caso faça isso uma segunda vez, deve ser encaminhado para tratamento.

Calçadão
Não é difícil perceber que o calçadão está sujo e mal cuidado. Quem pratica caminhada diariamente, pede providências a prefeitura para a iluminação em 4 postes nas imediações da construção do prédio do sindicato dos comerciários na rua 27 de novembro. Além disso , um dos mais importantes locais tem acumulo de lixo que exala mau cheiro , além de colocar em risco os pedestres com cacos de vidros e outros objetos espalhados.

Enem
“Provas do Enem estão seguras”. A garantia é do ministro da Educação, sobre exame que será no final de semana. No entanto, mais do que um em cada cinco inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ignora o local onde vai fazer as provas da edição 2015. Até as 8h desta terça-feira (20), 22% dos candidatos, o equivalente a 1,7 milhão de pessoas, ainda não acessaram o cartão de confirmação do Enem.

*Silvani é bancário e radialista