Por Silvani Soares*

A troca de farpas sobe e desce o nível da política sobre os escândalos que sopram do planalto central e esquenta o clima político nos estados e alguns municípios. Na Suécia, a presidente lamentou que as denúncias sejam “contra um brasileiro”. Em resposta, Cunha disse lamentar que “seja com um governo brasileiro o maior escândalo de corrupção do mundo”. No Estado, Eunício chama Ciro de canalha e mentiroso. Ciro contra ataca: o que você acha do seu colega e parceiro de achaque na Petrobras , Eduardo Cunha ? Aqui no município, ainda rende comentários o disse-me-disse entre o deputado Agenor e o prefeito de Acopiara no episódio do Hospital Regional. Enquanto a ideologia do barulho domina a classe, nas ruas, campos e vilas com classe, o povo pede soluções para a violência, emprego, saúde e a seca.

Assuntosnet: Terça-feira 20 de outubro de 2015. Acesse e opine sobre reprodução das sinopses, com notícias da imprensa e blogs, outros tópicos e comentários de responsabilidade do colunista Silvani Soares. Boa leitura!

Greve arranca negociação com a Fenaban
A forte greve dos bancários arrancou dos bancos uma nova rodada de negociação. Após a assembleia organizativa da categoria, na noite de ontem, a federação dos bancos enviou mensagem via e-mail à coordenação do Comando Nacional dos Bancários marcando a reunião para esta terça-feira 20, às 16h, em São Paulo. Dirigentes sindicais de todo o Brasil já começam a se deslocar para a cidade. Dirigentes sindicais do Comando Nacional dos Bancários virão de todo o Brasil e avisam: sem reajuste digno e proposta decente, paralisação vai continuar. A pauta da categoria foi entregue em 11 de agosto e foram realizadas cinco rodadas sem qualquer acordo em relação ao índice de reajuste e demais reivindicações.

Prefeitos pedem volta da CPMF, mas só se for partilhada
O presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e chefe do Executivo de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), irá a Brasília na próxima quinta-feira entregar à presidente Dilma Rousseff uma carta da entidade defendendo a retomada da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), desde que o novo imposto seja investido exclusivamente na saúde e seja partilhado em alíquotas proporcionais aos gastos no setor por União, Estados e municípios. Para isso, o Congresso deveria aprovar uma alíquota de 0,38% – em vez dos 0,2% inicialmente propostos pelo Planalto –, o que poderia gerar aos municípios até R$ 19,2 bilhões para investir em saúde, segundo cálculos da FNP. Quanto à divisão, a entidade sugere a destinação para todos os municípios brasileiros de R$ 10 mil mensais por equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) implantada, destacando que esse valor aproximado é o déficit mensal que os municípios têm com a manutenção desse pessoal. Tudo para a saúde.

CPI da Petrobras
Após oito meses, a CPI da Petrobras apresentou ontem o seu relatório fin al, que isenta políticos e ataca delatores do escândalo desvendado pela Lava-Jato. O documento diz que não há indícios contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que, segundo documentos, mantém contas na Suíça. O relator, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), argumentou que CPI não é um Conselho de Ética, disse que a estatal foi vítima de empreiteiras e criticou o excesso de delações na Lava-Jato. Colaboradores como o doleiro Youssef tiveram o indiciamento proposto. Relatório, que precisa ser votado pelos integrantes da comissão até sexta-feira, tem como uma das sugestões mudanças na lei da delação premiada.

Empréstimo para Acquario Ceará deve ter definição até quarta
A informação foi confirmada nesta segunda pelo secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, após reunião entre cúpula do Estado, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) e vereadores de Fortaleza. Também nesta segunda-feira, o governador Camilo Santana (PT) destacou a obra como “de fundamental importância” para o Estado, garantindo que não irá “medir esforços” para concluí-la. “Esperamos que até o final do ano seja liberado o empréstimo, mas temos trabalhado alternativas com investidores”, afirmou Camilo. Obra do Acquário tem sido alvo de questionamentos da Justiça e de movimentos da sociedade.

Empregos
A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e pelo SINE/IDT divulgou nesta segunda-feira a disponibilidade de 2.300 oportunidades de emprego no Ceará. Parte das vagas são de empregos temporários, que crescem nos últimos meses do ano. Iguatu são oferecidas 13 oportunidades e podem ser conferidas no Sine/Idt LOCAL.

Minha Casa
O Governo Dilma prometeu normalizar, nesta semana, pagamentos do Minha Casa, Minha Vida em todo o País, segundo comunicado do presidente do Sinduscon/CE, André Montenegro. Segundo ele, há 35 construtoras locais aguardando a verba.

Futebol
Esquenta o clima no Fortaleza, que tem atenções voltadas para a Copa Fares Lopes, e definir a situação de atletas e treinador Chamusca. Já o Ceará, tem prova de fogo contra o líder Botafogo esta noite no Engenhão.

Humor
O calor tá tão forte e com temperatura na alturas, um cidadão resolveu jogar dipirona no ar, pra ver se a temperatura baixa.

*Silvani é bancário e radialista