Política
Assuntos.Net: Mais dinheiro para a educação
A Medida Provisória 588 autoriza o governo federal a destinar um bilhão e seiscentos e oitenta milhões de reais para ser aplicado no Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies. O senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, explicou que a proposta visa fortalecer a educação superior. É o fundo que atende a educação. O Fies é um instrumento que dá a oportunidade a brasileiros e brasileiras de estudarem, portanto, tem toda a prioridade do governo e também do Congresso. Concluiu.
Cid reúne secretariado
O governador Cid Gomes se reúne nesta segunda (04) e terça-feira (05) com todo o secretariado e diretores de órgãos vinculados do Estado para avaliação do Monitoramento de Ações e Programas Prioritários (MAPP). Essa será a primeira reunião do MAPP neste ano. Durante o encontro, deverão ser definidas datas de inaugurações de obras e balanço dos projetos que estão em andamento no Estado.
Reforma Agrária
Dados do próprio governo mostram que 339 mil famílias assentadas pelo Incra (36% do total) vivem em situação de miséria e só sobrevivem às custas do Bolsa Família. Mais 126 mil, também na pobreza, têm direito a outros benefícios, segundo o Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social. Ou seja, 466 mil famílias que receberam terras não conseguem tirar delas seu sustento, o que, para especialistas, demonstra que o modelo de reforma agrária deve ser repensado. Para especialistas, os dados colocam a reforma agrária em xeque.
Mulheres agredidas
A ONU acaba de denunciar que há um surto global de ataques contra a mulher. Sete em cada dez serão estupradas ou vítimas de violência ao longo da vida. Como a sociedade deve enfrentar essa chaga, que está sendo considerada a nova fronteira do feminismo. O tema é matéria de capa da revista Isto É desta semana. Por sinal, a semana será decisiva para o goleiro Bruno. Ele começa a ser julgado hoje pela morte de Eliza Samudio diante de novos e decisivos fatos.
Discurso interno: Para Lula, quem errou tem de pagar
Na reunião do Diretório Nacional do PT, em Fortaleza, referindo-se ao mensalão, o ex-presidente Lula disse a petistas que quem errou tem que ser punido por seus erros, para que o partido não seja obrigado a pagar. Só não citou os nomes. Sobre rompimento, pregou aviso: “Se alguém quiser romper conosco, que rompa”. Numa declaração contundente aos partidos de coalizão, e com objetivo de conter rebeliões da base que possam prejudicar a reeleição de Dilma Rousseff. O recado tinha endereço certo: o Governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, que vive o dilema do vai, não vai.
Sindicato dos vigilantes promove assembleia
Direção do Sindicato dos Vigilantes realizou na manhã de sábado (02) assembleia no auditório da CRED 16. Pauta principal, a aplicação do adicional de 30% do salário em razão do risco de vida de atividade que beneficia os trabalhadores dos serviços de vigilância no país. Para a autora do projeto, Senadora Vanessa Grazziontin (PCdoB), a medida faz justiça à categoria dos vigilantes. Ela lembrou que esses profissionais trabalham armados, passam por formação orientada pela Polícia Federal e diariamente põem suas vidas em risco.
Copa do Nordeste
A copa do Nordeste será decidida entre Asa e Campinense. Com gol de pênalti, o time paraibano venceu o fortaleza por 1 a zero no Castelão, no fim do segundo tempo, o Asa de Arapiraca eliminou o Ceará pelo mesmo placar. E no estadual, o time do Horizonte conquistou o primeiro turno e vaga para a Copa do Brasil 2014. Eliminados na Copa do Nordeste, Ceará e Fortaleza participam agora da segunda fase do estadual.
Direitos Humanos: Polêmica à vista na Câmara
Conhecido por atitudes conservadoras sobre gays e aborto, o deputado e pastor evangélico Marco Feliciano (PSC-SP) é o mais cotado para presidir a Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Ele diz que vai quebrar a hegemonia da comunidade LGBT.
Bancos abrem crédito de olho nas restituições
Os contribuintes mal deram a largada para acertar as contas com o leão e os bancos já começam a anunciar adiantamento de até 100% do valor a ser devolvido pela Receita Federal. Os juros, mais baixos do que os cobrados em outras modalidades de empréstimo, oscilam entre 1,89% e 2,99%. Mas especialistas pedem cautela.
Prosa & Verso
Do poeta Barbosa Filho: Procuram-se dois elementos/ Veja porém a sua tipificação/Primeiro um governo honesto/ Segundo um formador de opinião/Um eleitor bem consciente/A recompensa, é uma país decente/Livre deste crime corrupção.