A criatura voltou-se contra o criador. A mesma empresa que disponibiliza a ficha cadastral dos clientes de lojas e de prestadores de serviço oferece os dados das firmas.

Dá para saber, por exemplo, se elas têm título protestado, cheque sem fundo ou ações na Justiça. Cada pesquisa custa R$ 29,90. Especialistas destacam que essas informações são fundamentais em casos de pagamento antecipado. É a revanche do consumidor.

FHC entra na campanha de Aécio para neutralizar Lula

Tucano será apresentado como ‘pai’ da estabilidade econômica; petista atuará como facilitador de alianças. Deixado de lado nas três últimas eleições, Fernando Henrique Cardoso foi escalado pelos tucanos para defender a campanha de Aécio Neves à Presidência. Do lado dos petistas, Lula, que nunca deixou o palanque, já saiu em defesa da reeleição de Dilma Rousseff. O embate entre os dois ex-presidentes, 20 anos depois da primeira disputa eleitoral, dará o tom da campanha de 2014.

Receita libera hoje programa do IR 2013

Contribuintes podem a partir de hoje baixar o programa gerador do Imposto de Renda Pessoa Física de 2013. Este ano haverá reajuste de limites para dedução. Declaração deve ser entregue de sexta-feira a 30 de abril. Segundo especialistas, a metade dos contribuintes já paga IR. Mesmo após deduções, cerca de 12 milhões de brasileiros são obrigados a gastar mais com o imposto do governo. Com o aumento da renda do brasileiro, a falta de atualização da tabela do Imposto de Renda em relação à inflação e o aperto da fiscalização, mais da metade dos contribuintes brasileiros pagam IR à Receita Federal, ao fim da declaração-anual.

Financiamento às concessões

O governo definiu um orçamento de R$ 15 bilhões dos bancos públicos federais para financiar concessões de rodovias e ferrovias e agora trabalha para criar um modelo de incentivos para atrair os bancos privados para o negócio.

Pacote retoma política para abastecimento

Preocupado com a inflação de alimentos, cuja variação anual tem superado 10% desde 2008, o governo prepara um pacote de medidas para reestruturar a política de abastecimento. O recém-criado Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep) se reúne na terça-feira para avaliar algumas ações emergenciais. Pretende-se retomar o mecanismo de venda direta de estoques em casos de elevação súbita de preços. Na pauta, também está a recriação de uma “banda de preços” para intervenção direta do governo no mercado.

Epidemia do crack

A epidemia de crack está afetando não apenas a população extremamente pobre, alvo mais comum de ações de internação compulsória no Rio e em São Paulo. Dados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) mostram que o consumo da droga e de cocaína atinge cada vez mais trabalhadores formais. Prova disso é que o volume de auxílios-doença pagos por causa do uso dessas substâncias psicoativas aumentou 216% entre 2006 e 2012, chegando a 31 mil benefícios. Para especialistas, o aumento coincide com a expansão dessa droga no país. No mesmo período, os auxílios concedidos por causa do abuso de álcool ficaram estáveis, em torno de 14 mil.

Obituário

Com tantas mortes inesperadas, tem blogueiro criando coluna só com nota de falecimento. Com todo respeito.

Bebida no volante

Mesmo depois da tolerância zero na legislação, motoristas embriagados insistem em continuar ao volante. Resultado: muito trabalho para a polícia, várias blitze e delegacia com plantão lotadO. Uma constatação nos grandes centros com reflexos nas pequenas cidades do interior nos finais de semana.

 
Comunidade Shaloom comemora aniversário

A capela de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Veneza, recebeu neste domingo um grande número de fiéis para a missa em comemoração pelos cinco anos de existência da Comunidade Shaloom. A missa foi rezada pelo padre Geraldo, e teve momento de alegrias, emoções e reflexões sobre o atual momento da Igreja com a mudança papal. A juventude também foi lembrada através do tema da Campanha da Fraternidade e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá no Rio de Janeiro em julho.

 
Adeus

O Papa, que após renunciar deixa o cargo na próxima quarta-feira (27), fez ontem no Vaticano a sua última oração do Ângelus. Falando para cerca de 100 mil fiéis, Bento XVI disse que, mesmo afastado, continuará servindo à Igreja. “Estaremos sempre perto”, diz Bento XVI.

*Silvani Soares é bancário e radialista