Concursos

Inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado começam nesta semana

Published

on

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), também conhecido como “Enem dos Concursos”, abriu inscrições nesta sexta-feira, 19. Serão selecionados 6.640 servidores para 21 órgãos públicos. Para se inscrever, é necessário acessar a conta na plataforma Gov.br, preencher os formulários e anexar os documentos solicitados no edital até 9 de fevereiro. Todos os níveis de conta na plataforma (ouro, prata ou bronze) serão aceitos.

Durante a inscrição, o candidato deve escolher a carreira de interesse, que serão divididas em oito blocos temáticos. Cada bloco agrupa carreiras similares.

Vale ressaltar que o CPNU permite a inscrição para concorrer a mais de um cargo, desde que estejam no mesmo bloco temático, com uma única taxa de inscrição. Assim, ao concorrer a mais de um cargo, o candidato deve classificar as vagas de interesse em ordem de preferência para determinar a prioridade em caso de convocação, que será baseada na nota obtida. As alterações podem ser feitas até o final do período de inscrição.

Os candidatos interessados em participar do CPNU devem pagar uma taxa de inscrição de R$ 60 para vagas de nível médio e de R$ 90 para as de nível superior. No entanto, estão isentos do pagamento aqueles que:

  • Integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico)
  • Cursam ou cursaram faculdade pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou pelo Programa Universidade para Todos (ProUni)
  • Realizaram transplante de medula óssea

O período para solicitar a isenção e comprovar os requisitos no momento da inscrição será de 19 a 26 de janeiro, na página do Concurso Público Nacional Unificado.

A prova será realizada em 5 de maio, em dois turnos, e os locais de prova foram ampliados para 220 cidades (anteriormente eram 217), localizadas em todas as Unidades da Federação.

De acordo com o governo, a expectativa é que 3,5 milhões de candidatos se inscrevam no concurso, além de uma força de trabalho estimada em 350 mil pessoas.

EDITAIS AQUI

EM ALTA

Sair da versão mobile