Noticias

Arthur Lira é reeleito presidente da Câmara dos Deputados com votação recorde; Rodrigo Pacheco reeleito presidente do Senado Federal

Published

on

O deputado federal Arthur Lira, foi reeleito com 464 votos – a maior votação da história da casa. A cerimônia ocorreu na sede da Câmara nesta quarta-feira (1º).

Lira foi apoiado por um único bloco parlamentar com 20 partidos. O deputado, que era presidente desde 2021, deve comandar a casa até 2024.

Após eleito para o segundo mandato consecutivo, Lira ressaltou que a Câmara não acolherá discursos ou manifestações contra a democracia. “No Brasil, nenhum regime político irá prosperar fora da Democracia. Jamais haverá um Brasil sem eleições livres e representantes escolhidos pelo voto popular”, disse em seu discurso.

Após a posse dos 27 senadores eleitos em 2022 nesta quarta-feira (1º), o Senado Federal escolheu, em votação, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), de 46 anos, como presidente da Casa para o biênio 2023/2024. O senador foi reeleito por 49 votos a 32 votos de seu adversário, Rogério Marinho (PL-RN), ex-ministro de Bolsonaro.

Após a reeleição, Pacheco disse que a “democracia está de pé” e indicou que a “polarização tóxica” no Brasil deve ser “erradicada”.

EM ALTA

Sair da versão mobile