Argentina e Croácia fazem nesta terça-feira, dia 13, a primeira semifinal da Copa do Mundo do Catar. O confronto está marcado para 16h (de Brasília), no estádio Lusail. Quem chegar à final terá como adversário o vencedor de França x Marrocos, jogo da outra semifinal.

O caminho dos hermanos até a semifinal é de evolução. Derrotada na estreia pela Arábia Saudita, venceu México e Polônia para avançar com a melhor campanha do Grupo C. Nas oitavas de final, vitória sobre a Austrália em um jogo sem grande dificuldades, cenário que não se repetiu nas quartas. Após abrir 2 a 0 contra a Holanda, os argentinos cederam o empate no último lance do jogo, sofreram na prorrogação, mas extravasaram após vitória nos pênaltis.

A Croácia, por sua vez, chega à semifinal tendo vencido apenas uma partida das cinco disputadas. Na primeira fase, terminou em segundo lugar no Grupo F, liderado por Marrocos. Empatou sem gols com os africanos e com a Bélgica, e goleou o Canadá, por 4 a 1. Nas oitavas, eliminou o Japão nos pênaltis após empate por 1 a 1 em 120 minutos, roteiro idêntico ao das quartas, quando desbancou o favorito Brasil.

O time de Luka Modric chega motivado para alcançar sua segunda final de Copa seguida – o vice-campeonato de 2018, imposto pela França, foi a melhor campanha da história do país até o momento.

O restrospecto geral do duelo Argentina x Croácia é equilibrado. Em cinco jogos, foram duas vitórias para cada lado e um empate. Em Mundiais, houve duas partidas. Na fase de grupos da Copa de 1998, os argentinos venceram por 1 a 0. Na primeira fase da Copa da Rússia, em 2018, a Croácia aplicou um contundente 3 a 0. Essa foi a última partida entre as seleções, considerando amistosos e quaisquer competições.

Fonte: GE