Mundo
Após mobilização, chegada de russos dobra na Geórgia e Cazaquistão
O número de desembarques russos em países fronteiriços continua aumentando com o passar dos dias. Segundo dados divulgados nesta 3ª feira (27.set), a Geórgia registrou quase o dobro de chegadas, sendo mais de 21,2 mil apenas nos últimos dois dias. O Cazaquistão, por sua vez, informou que já recebeu 98 mil russos desde 21 de setembro.
“Nos últimos dias, muitas pessoas vindas da Rússia têm vindo até nós. A maioria delas são forçadas a partir devido a uma situação desesperada”, disse o presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, referindo-se à mobilização parcial anunciada por Moscou, que pretende reunir 300 mil reservistas para integrar a ofensiva na Ucrânia.
O cenário é parecido na Finlândia, onde mais de 8,3 mil russos já cruzaram a fronteira. O trajeto é feito por meio terrestre, uma vez que os voos para fora da Rússia foram esgotados e os que partem de Moscou estão quase acabando, mas com preços astronômicos.
Além da fuga, muitos civis foram às ruas se posicionar contra a mobilização militar. Dados da plataforma OVD-Info apontam que 2,3 mil russos foram presos durante os atos, sendo que a maioria está sendo obrigada a se alistar no exército sob custódia. Para aqueles que recusam lutar pelo país, Moscou está aplicando uma pena de 10 anos de prisão.
Fonte: SBT News
PODCAST MAIS JUSTIÇA – BPC na seara administrativa, o que mudou com a nova portaria
-
Iguatu4 semanas atrásMP investiga projeto da Prefeitura de Iguatu e vê possível “promoção sem concurso” para motoristas da saúde
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásMinistério Público Investiga Uso de Garis da Prefeitura em Evento Privado em Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça determina prazo para Município regularizar repasses dos consignados; SPUMI segue vigilante
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça impede exoneração em massa de ACS e ACE em Iguatu e reconhece validade dos vínculos de 2019
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes3 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D

