Futebol

Após dois meses da final, Série B ainda não tem vagas do acesso definidas

Published

on

Segundona do Cearense ainda não tem campeão oficial e, consequentemente, as duas equipes que vão jogar a Série A. Julgamento final será em 25 de outubro.

Há exatos dois meses, a Série B do Campeonato Cearense conhecia o vencedor da competição. Após um empate de 0 a 0 no tempo normal, o Alto Santo venceu o Horizonte, por 7 a 6, nos pênaltis. Mas, por enquanto, isso não vale o título. O motivo? Segue no Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol no Ceará (TJDF-CE) processos em que o Ferroviário contesta alguns jogos da competição. Assim, o Tribunal impediu que a Federação Cearense de Futebol (FCF) homologasse o resultado e decretasse as equipes que vão jogar a Série A da competição. Julgamento dos processos ocorre no próximo dia 25 de outubro.

– Existe uma impugnação de partida solicitada pelo Ferroviário. Do jogo entre Barbalha e Alto Santo, que ainda será julgada. Além disso, há também uma medida inominada que pede a suspensão do jogo da final. Os dois processos estão em pauta e a gente espera que sejam julgados no mesmo dia – explicou Frederico Fernandes, presidente do TJDF-CE.

O jogo que o Ferroviário pede impugnação do resultado é Barbalha x Alto Santo e foi válido pela 19ª rodada da Segundona. A partida não foi realizada porque o clube mandante alegou falta de verba para pagamento da arbitragem. Além desse, o clube também recorre no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para anular Alto Santo x Nova Russas.

– São dois processos na seara da Justiça Desportiva. Alto Santo x Nova Russas

nós entramos com recurso no STJD. Tem também Alto Santo x Barbalha, que está sob judice. Além disso, o caso Rubinho, no qual a gente denunciou o atleta com irregularidade, onde ele jogou a partida que não podia jogar. Ele havia sido expulso no jogo anterior, mas
entrou em campo. Essa denúncia foi arquivada pelo Jamilson Veras, Presidente do TJDF-CE na época.

Vamos levar esse caso para a justiça comum. A gente espera que a verdade seja encontrada, que tenhamos êxito e o Ferroviário jogue a Série A – concluiu Rodger Raniery, diretor jurídico do Ferroviário.

A Federação Cearense de Futebol enviou nota ao GloboEsporte.com declarando aguardar posicionamento do TJDF-CE. Além disso, espera que o caso se resolva a tempo do Congresso Técnico da Série A de 2017.

“(…) as decisões seguem pendentes de julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Ceará (TJDF/CE). Após essas definições, a Diretoria de Competições da FCF homologará os resultados, que decretarão os dois clubes ascendentes.

(…) A FCF confia na celeridade, proatividade e competência da Justiça Desportiva para definição do caso antes da data-limite – o mês de novembro – para realização do Congresso Técnico do Campeonato Cearense Série A de 2017, além da divulgação de Regulamento Específico da Competição e tabela-base, conforme determina o Estatuto do Torcedor.”

A reportagem tentou contato com dirigentes do Alto Santo, mas ninguém atendeu às ligações.

Entenda o caso

A Segundona Cearense foi marcada por uma série de casos estranhos. Jogos paralisados, WOs revertidos, entre outras coisas. Na briga direta por vaga na Série A do estadual, o Ferroviário acionou a Justiça Desportiva tentando anular resultados de jogos que beneficiaram o Alto Santo, adversário na disputa pela segunda vaga do acesso. Firme na liderança, o Horizonte se manteve na ponta desde o início da competição. Agora, equipes e FCF aguardam decisão do TJDF-CE para saber quem sobe para a primeira divisão do cearense.

Fonte: Globo Esporte

EM ALTA

Sair da versão mobile