Brasil
Aplicativos devem garantir assistência a entregadores de alimentos

As plataformas digitais iFood e Rappi devem garantir assistência financeira a trabalhadores contaminados pelo novo coronavírus (Covid-19) ou que integram o grupo de alto risco para que possam se manter em distanciamento social com recursos necessários para sua sobrevivência.
Com abrangência nacional, as decisões, em caráter liminar, decorrem de duas ações civis públicas ajuizadas pelo Ministério Público do Trabalho em São Paulo (MPT-SP) no último sábado, 4, e também obrigam as empresas a fornecer materiais de higienização aos entregadores de mercadorias e refeições.
Entre as determinações, o juiz do Trabalho Elizio Luiz Perez estabelece que as plataformas digitais terão que repassar o equivalente à média dos valores diários pagos nos 15 dias anteriores à decisão, garantindo, pelo menos, o pagamento de um salário mínimo mensal. A medida abrange trabalhadores que integram grupo de alto risco (como os maiores de 60 anos, os portadores de doenças crônicas, imunocomprometidos e as gestantes) ou aos afastados por suspeita ou efetiva contaminação pelo vírus.
As liminares também garantem o fornecimento gratuito de álcool-gel (70%, ou mais) e água potável aos profissionais. Além disso, as empresas deverão oferecer espaços para a higienização de veículos, bags que transportam as mercadorias, capacetes e jaquetas, bem como credenciar serviços de higienização.
As decisões prevêm, ainda, a inclusão de pelo menos três vídeos informativos nos aplicativos das empresas destinados aos trabalhadores, aos fornecedores de produtos e aos consumidores, contendo os protocolos de segurança sanitária. Em caso de descumprimento, está prevista aplicação de multa diária às empresas, no valor de R$ 50 mil.
As ações tiveram como base a Nota Técnica nº 1 da Coordenadoria Nacional de Combate às Fraudes Trabalhistas (Conafret), do MPT, que traz medidas destinadas à proteção da saúde e da segurança de trabalhadores de aplicativos contra a Covid-19.
Além das empresas já processadas, o MPT em São Paulo também enviou recomendações às demais empresas de aplicativos de entrega de alimentos e de transporte de passageiros. Caso as medidas recomendadas não sejam cumpridas pelos empregadores, outras ações podem ser ajuizadas.
Fonte: O Povo
-
Iguatu2 semanas atrás
Justiça Eleitoral autoriza novas oitivas em investigação sobre possível envolvimento de facção criminosa nas eleições de Iguatu
-
Noticias2 semanas atrás
Polícia Federal realizou operação em uma residência no bairro Cocobó, em Iguatu
-
Iguatu2 semanas atrás
Polícia Federal indicia quatro pessoas em Iguatu por crimes eleitorais e organização criminosa
-
Noticias2 semanas atrás
Ceará autoriza construção de 17 novas escolas de ensino médio em tempo integral
-
Noticias2 semanas atrás
Dono da Havan e dois políticos ficam inelegíveis após condenação do TSE por abuso de poder econômico
-
Noticias2 semanas atrás
Mulher morre após infecção por ameba comedora de cérebro ao usar água da torneira em lavagem nasal
-
Noticias1 semana atrás
Coletivo Miúdo de Teatro completa oito anos de existência com apresentações gratuitas em comunidades de Caucaia
-
Noticias2 semanas atrás
Banco Central inicia a apresentação do Pix Automático, uma nova funcionalidade voltada para empresas e instituições financeiras