Saúde
ANS quer incluir exames para detecção de Zika em planos de saúde
O vírus Zika foi considerado situação de emergência em saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso porque, além de estar se espalhando por diversos países, ele pode causar microcefalia em recém-nascidos. Trata-se de uma doença do sistema nervoso que não tem cura e exige cuidados permanentes. É um vírus transmitido pelo Aedes aegypti, o mesmo mosquito que causa a dengue e a febre chikungunya.
Devido a esse cenário, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) criou uma proposta que obriga os planos de saúde a oferecerem exames de detecção do Zika. O projeto foi elaborado em parceria com representantes do setor, com órgãos de defesa do consumidor e com a Associação Médica Brasileira (AMB).
O texto ainda será avaliado pela Diretoria Colegiada da ANS. Se aprovada, as operadoras de planos de saúde terão um prazo para organizar uma rede de atendimento e de laboratórios para oferecer os exames. Segundo a agência, a proposta está alinhada com as diretrizes do Ministério da Saúde, da OMS, da AMB e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.
Para saber mais sobre as doenças que o Aedes transmite e sobre as formas de combatê-lo, acesse o site: combateaedes.saude.gov.br
-
Brasil7 dias atrásMoraes acusa Mendonça de abuso de autoridade, improbidade e crime de responsabilidade e pede providências a Fachin
-
Curiosidades6 dias atrásMaturidade, e não criação, pode explicar comportamento de quem nasceu entre 1955 e 1978
-
Brasil6 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Brasil7 dias atrásPESQUISAS – Ciro ainda lidera, mas Elmano encurta a distância em ritmo acelerado”.
-
Ceará6 dias atrásEquipe conquista ouro na Olimpíada de História em homenagem a estudante cearense em tratamento contra câncer
-
Brasil6 dias atrásBanco do Nordeste terá R$ 60,9 bilhões para financiar projetos em 2027
-
Entretenimento6 dias atrásRock in Rio 2026: veja as principais mudanças e novidades na Cidade do Rock
-
Brasil6 dias atrásQuase 2 milhões de brasileiros trabalham por meio de aplicativos, aponta IBGE
