Americando

Americando: Ventos sopram lógica no horizonte, mas é preciso consciência de classe

Published

on

A vida está cara. Sim, de fato, as coisas aumentaram… tudo… comer é caro… Não precisa ser nenhum Celso Furtado, Delfin Neto, Ciro Gomes ou Eduardo Moreira para entender com todos os aspectos numéricos que economicamente nossa vida ficou mais cara. A despeito disso, ainda tem a nossa erva daninha, somos sem compaixão uns pelos outros, sem consciência de classe; acrescento ainda que, apesar de tudo, de um cenário muito complicado no social, econômico e na política global, um pouco de lógica invade o espírito humano que poderá nos trazer um pouco de alento, apesar do pragmatismo de algumas instituições e dos institucionalizados.


Como apontei, não precisar ser um expert em economia para saber que o pão está caro, aliás, mais caro. Desde março quando começou a pandemia, em meio ao trabalho remoto, comprar alimentos tornou-se minha única saída de casa. Como dizia… a cesta básica de março para cá, pelo menos a minha, subiu substancialmente. O que eu comprava em março, com o mesmo capital agora em novembro, não compro mais. Subiu praticamente tudo… o arroz todos nós já sabemos, mas outros itens também seguiram a mesma tônica. Comer, infelizmente, no nosso país, está caro… aliás… muito caro…
Você que é funcionário público, no meu caso que sou professor, perceba sem nenhum esforço, que considerável parte das demais pessoas que não são estão seguramente com raiva de você. Sim… o termo é esse mesmo… com raiva! Ouvi comentários mais ou menos assim: “Esses professores não trabalham, dão só aula e ainda estão em casa só recebendo!”; é isso, essa é tônica de um povo que no gol do seu time de coração pode se abraçar, mas odeia funcionário público! Queria saber a razão específica, até tenho alguma hipótese, mas deixa pra lá…


Suspeito de pessoas que falam bem de educação… creio, minha opinião somente, que o tipo social que com discursos pragmáticos elogia os professores, está querendo evidenciar para os ouvintes que ele é uma pessoa preocupada com a educação, que o professor é importante, que deveria ganhar mais do que as demais profissões e tal…, mas não… ele está falando bem de si… não da educação e seus profissionais… ele quer impressionar com um falso moralismo antigo, mas corriqueiro e tenho certeza que esse tipo social nunca foi a uma reunião na escola para saber algo lá e por certo nem conhece os professores que instruem os seus filhos… é isso… Sem contar que com o ensino remoto a escola e os professores estão fazendo muita falta… muita…

O Chile, a Bolívia, a Argentina e agora os Estados Unidos deram uma guinada contra o conservadorismo obscurantistas que pairava na geopolítica, sobretudo nas Américas. Nada contra a questão conservadora, como cristão sou conservador em alguns aspectos, mas o tal conservadorismo que paira em muitos grupos na dinâmica política e social no mundo provocaram e provocam uma onda de racismo, violência contra mulheres, negros, indígenas, gays, revoltas, banalização do mal, xenofobia, feminicídio, injustiças socias diversas e tudo que pode ser nocivo até para os tais “ conservadores” que na verdade alguns estão ávidos de ódio e sentimentos infelizmente bem semelhantes com algo que ocorreu na Itália e Alemanha na primeira metade do século XX.


As mudanças de rumo na política das Américas podem evidenciar um devir interessante ao pensamento progressista e sua possível aplicabilidade, se o povo entender sua perspectiva de mudança social, política e econômica. Muitas das instituições que tentam manipular com ideias obscurantistas o povo simples das periferias da América do Sul estão perdendo fôlego, sobretudo agora com a derrota do atual presidente dos Estados Unidos. Contudo, tenhamos calma… embora a lógica dê indícios de aparecer, uma coisa muito complicada em países periféricos é que o próprio povo não gosta de si… sim… o povo não gosta do povo, a massa é inconsciente e não trabalha em prol do seu semelhante, não respeita a coisa pública, não gosta em sua maioria de funcionários públicos, elege pessoas que não possuem um pingo de empatia com sua causa, com seu sofrimento, desemprego, miséria, fome e abismo social… Depois não adianta postar que “não existe estupro culposo”, “ vidas negras importam”, “honestidade, pátria, família e Deus” e coisas que apelam até ao imaginário religioso para evidenciar o político de Deus e o do diabo, mas continua votando em indivíduos que fizeram, fazem e hão de continuar a fazer tudo de ruim até para os cristãos, que em grande parte contribuíram para o atual abismo social, mesmo achando que faziam a vontade de Deus…


Tudo mudou para pior em nossas vidas… não há honestidade, patriotismo e fé em Deus que façam o capital financeiro, a ética empresarial e a conduta de boa parte dos políticos nesse sistema fazerem algo para sua vida melhorar… Você, latino-americano, desempregado, comprando tudo mais caro, em meio a uma pandemia, que foi ludibriado pelo moralismo social, político e religioso de grupos cristãos que até Cristo Jesus tem vergonha… Muitos do povo, até mesmo funcionários públicos, trabalhadores que necessitam da coisa pública, compram casas financiadas em 30 anos, veículos em 5 e acham-se ricos… Consciência de classe é necessária… os banqueiros a têm…


Não terá álcool gel que desinfete alguns absurdos históricos ocorridos nas Américas…, mas o retorno à política de respeito às instituições públicas necessárias ao povo, o investimento em ciência e um “chega pra lá” no obscurantismo conspiracionista de políticos e instituições sociais levianas já levam os primeiros pontapés… espero que em 2022 outro pontapé seja bem dado… A lógica ensaia voltar… Amém… Não quis falar de possíveis guerras, alguns líderes não são levados a sério… Amém outra vez…

*Por Américo Neto

EM ALTA

Sair da versão mobile