Americando

Americando: Então…

Published

on

O fake nunca foi tão verdade e a verdade nunca foi tão fake… então… um lapso da lógica nos invade e a conduta de criar absurdos abstratos, fantásticos e maravilhosos é a tônica em muitas instituições na esfera social. Tal estado de coisas condiciona os indivíduos a negar o óbvio e crer em conspirações…

Sabe aquela história da metamorfose da águia? Aquela lá que diz que em determinado período da vida desta ave de rapina ela se isola, depena-se, quebra o próprio bico e fica em estado irreconhecível. Lembrou? Em palestras certamente você já ouviu, em reuniões chatas no seu trabalho ou em celebrações religiosas… essas últimas com certeza já usaram desta alegoria por uma relação com o que um profeta falou. Lembrou? Seguramente, em instituições religiosas esta alegoria já circulou… já presenciei e tenho notícias desta mesma história ainda a circular… sobretudo em mensagens de autoajuda, de superação e coisas do tipo… Acho que o caro leitor já lembrou… Então… é fake tal história, tal metamorfose ao estilo da autoflagelação feito pela águia, conforme a historieta da metamorfose a qual ela passa não se configura e não ocorre na realidade do ciclo vital desta ave…

Acompanhei recentemente pessoas que postam coisas e mais coisas em suas redes sociais. Observo tais postagens como observador atento da cena e curioso para entender o discurso, seus elementos e o comportamento da ideologia em nossa sociedade, pelo menos no ciclo social ao qual estou inserido… Mais uma vez o fake lá está… Uma postagem aí que circula como algo do tipo: “a conta chegou”, criticando a encenação de uma escola de samba que dizem ter zombado de Cristo em sua apresentação no carnaval do ano passado. Os “cristãos” no papel infalível de defenderem sua fé e deixar isso claro para os demais reles pecadores, entendem que ao zombarem de Cristo no carnaval passado, Deus puniu e não deixou acontecer o carnaval deste ano. Faltou apenas um detalhe: ter conferido o fim da encenação feita pela escola de samba, pois ao fim o bem venceu lá na alegoria do desfile… Eu já ouvi, pelo discurso deste mesmo povo, dizer que o vírus era uma criação de uma país aí perigoso e comunista, mas pelo visto mudou, parece que nas últimas semanas foi castigo de deus para não ter carnaval este ano… então…

Assisti entrevistas de algumas pessoas que se colocam como presidenciáveis para 2022. O hilário é que alguns entrevistadores, que se dizem analistas de economia, de política e etc., trabalham devotadamente na empresa da desinformação, do fake. É tudo na esfera do “eu acho”, o bom é que alguns dos entrevistados, os presidenciáveis, chegam a questionar ironicamente esses entrevistadores assim: “Em que planeta você mora”, frente a total desproporção entre realidade e o que esses agentes do fake arrotam ao vivo e sem nenhuma comprovação material ou científica, é tudo na base do “eu acho” mesmo, e mentem descaradamente mesmo diante de dados de estudos comprovados por organismos internacionais… então…

Então, meu caro leitor, para terminar, lembrei de uma do Maluco Beleza:
“Nada mais é coerente
Se virar de trás pra frente
Tanto fez como tanto faz” (Meu piano, Raul Seixas).

*Por Américo Neto
(zemericoneto@hotmail.com)

EM ALTA

Sair da versão mobile