Iguatu
Alunos do curso de Física mobilizam observação do eclipse solar em Iguatu

Pessoas de vários países estiveram de olho no céu na segunda-feira, 21, para acompanhar o eclipse total do Sol. Em Iguatu, ele pôde ser visto de forma parcial. Alunos do curso de Física, da Universidade Estadual do Ceará (UECE/FECLI), e curiosos se reuniram no mirante do Bairro Altiplano para ver de perto o espetáculo da natureza no final da tarde.
Por conta da rotação da Terra, o eclipse pôde ser visto completamente de uma ponta à outra nos Estados Unidos e parcialmente em alguns estados do Brasil, como no Ceará. Conforme o professor de física Mykaell Martins, a escolha do local para ver o fenômeno foi estratégica. “O Altiplano por ser um bairro ainda em formação é possível ver a linha do horizonte sem ser atrapalhado por casas e prédios. Pela primeira vez na história, a sombra projetada por um eclipse cobriu exclusivamente a superfície correspondente ao território de um só país, por isso ficou conhecido como ‘grande eclipse americano’”, disse.
Com a ajuda de um telescópio, foram formadas filas para observar de forma segura. O fenômeno, que teve início por volta das 16h20, horário previsto pelos astrônomos, atingiu seu ápice – que foi de cerca de 40% para quem acompanhava no Ceará – às 17h13. Após às 17h35, o eclipse já tinha seu fim. O Sol se transformou em uma meia lua cor de laranja, que abrilhantou o pôr-do-sol. “Nunca se deve observar um eclipse a olho nu. Sempre que possível usar filtros e nunca apontar telescópios ou outros equipamentos para o Sol sem a orientação de um especialista”, alertou Mykaell.
Óculos especiais e vidros de máscaras de soldadores foram distribuídos aos presentes. Dois telescópios estavam disponíveis para observações projetadas por meio de sobras o disco solar que chegou aos 40% e diretas com o próprio olho com o equipamento composto por filtros.
A mobilização para atrair público ao evento de observação partiu do Grupo de Estudos em Astronomia (ZÊNITE) vinculado ao curso de Física da universidade que tem como objetivo motivar os alunos do curso no aprofundamento de conceitos da astronomia e promoção de ações de divulgação científica. “Pretendemos com o grupo ir às escolas de ensino regular realizar palestras e outros tipos de observações de planetas bem como atividades experimentais”, disse Rafael César, aluno do curso acadêmico e membro do grupo.
Eclipse
O eclipse solar acontece quando as posições do Sol, da Terra e da Lua ficam alinhados, sendo a Lua entre o Sol e a Terra. Todos os anos acontecem até 7 eclipses, contudo, alguns não são visíveis em Iguatu e no restante do estado. Estima-se que o próximo eclipse desse tipo seja em 2019 ou 2023.
-
Iguatu7 dias atrás
Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação
-
Americando5 dias atrás
AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés
-
Noticias5 dias atrás
Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’
-
Mundo5 dias atrás
Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro
-
Iguatu5 dias atrás
Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu
-
Esportes5 dias atrás
CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira
-
Noticias5 dias atrás
MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025
-
Noticias5 dias atrás
Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará