Saúde

Água sanitária poderia curar problemas de pele

Um banho com a substância diluída poderia tratar doenças inflamatórias de pele, como úlceras diabéticas e necroses.

Published

on

Um banho com a substância diluída poderia tratar doenças inflamatórias de pele, como úlceras diabéticas e necroses.

 

Uma equipe da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, publicou na revista científica Journal of Clinical Investigation uma inusitada descoberta sobre a água sanitária. De acordo com os estudiosos, o produto diluído pode tratar dermatites causadas por radioterapia, além de necroses e úlceras.

 Tratamento indicado para pacientes com câncer, a radioterapia destrói tumores, mas também é capaz de ocasionar hematomas na pele e queimaduras. Os primeiros testes realizados com água sanitária em células de pele, no entanto, comprovaram que doses baixas do produto conseguiram diminuir os problemas resultantes da exposição à radiação. 

 “Nós mostramos que um simples banho melhora os efeitos desagradáveis dos danos causados pela radiação”, disse Thomas Leung, dermatologista. O médico ainda declarou que a substância também é capaz de tratar doenças inflamatórias de pele, como úlceras diabéticas ou necroses.

 A pesquisa, no entanto, ainda não foi testada em humanos. Por isso, os cientistas alertaram aos pacientes que não utilizem o produto diretamente sobre a pele.

 *O POVO 

 

EM ALTA

Sair da versão mobile