Ceará

Acidentes de trânsito caem 61% durante isolamento social

Published

on

A dinâmica do espaço urbano mudou a partir das confirmações de pacientes infectados pelo coronavírus Sars-CoV-2 no Ceará. Os casos positivos para a Covid-19, doença pandêmica em crescimento, obrigaram a reclusão social, sobretudo com o decreto estadual que interrompeu serviços. Com mais gente dentro de casa e consequentemente, menos carros, motos e bicicletas, o número de acidentes de trânsito recuou. Se entre 17 e 31 de março de 2019 os sinistros chegaram a 123, em igual período deste ano, foram apenas 48, o que aponta uma redução de 61% nos números.

Os registros de óbitos por acidentes também acompanharam o cenário de quedas. Em igual intervalo de tempo, as mortes decresceram de 21 para 9. Os dados foram encaminhados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), após solicitação do Sistema Verdes Mares. O órgão, no entanto, não detalhou em quais municípios e rodovias estaduais as ocorrências foram registradas.

A Capital, por sua vez, que concentra a maioria dos casos com diagnóstico positivo da Covid-19, acumula também a maior baixa no quantitativo de acidentes. Segundo balanço da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), os chamados para atendimentos de incidentes em ruas e avenidas caíram 73% entre 19 (feriado estadual de São José) a 29 de março últimos, em comparação a iguais dias de 2018.

Enquanto em 2020, Fortaleza contabilizou apenas 95 acidentes, no ano passado, o total chegou a 351. A AMC inclui na lista atropelamentos, colisão com e sem vítimas e choques com postes de energia. Já sobre os incidentes que levam usuários de transportes a óbito, o órgão indica um declínio de 20%, e para as ocorrências com o registro de vítimas, 58,2% a menos.

“Essas reduções proporcionam a melhoria do sistema de atendimento de emergência. Isso porque, menos pessoas estão correndo risco nas ruas e acabam dando a oportunidade de quem, nesse momento, precisa efetivamente desse serviço encontrar vagas de imediato nas redes públicas e particular”, justifica o superintendente da Autaquia Municipal, Arcelino Lima.

IJF

Referência estadual no atendimento de traumas, o Instituto Doutor José Frota (IJF) também viu cair os acolhimentos na emergência por causa da quarentena. Vítimas de acidentes de carros, motos, bicicletas e pedestres somaram 238 entre 17 e 31 de março, 55% a menos que o mesmo período do ano passado, com 529 casos.

Por outro lado, o superintendente adjunto do IJF, Osmar Aguiar, esclarece que as equipes multiprofissionais continuam voltadas para o atendimento de diferentes complexidades clínicas. Os leitos vagos estão sendo ocupados por pacientes internados. “Eles estão sendo colocados para darem continuidade aos seus tratamentos”, diz o médico, complementando que já existe uma ala para receber exclusivamente pessoas contaminadas pelo coronavírus. “Nós disponibilizamos no IJF 2 uma unidade para receber pacientes que tenham diagnóstico do Covid-19”.

Fonte: Diário do Nordeste

EM ALTA

Sair da versão mobile