Ceará
A Célula de Fonoaudiologia da Assembleia Legislativa do Ceará promove a inclusão e a autonomia de pessoas com síndrome de Down
A célula de Fonoaudiologia do Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) tem se destacado na inclusão de pessoas com síndrome de Down, oferecendo atendimento focado no desenvolvimento da fala e na promoção da autonomia. Inicialmente voltado para crianças e adolescentes, o projeto agora também beneficia adultos, ampliando seu impacto.
Segundo a orientadora da célula, Socorro Timbó, o projeto desempenha um papel fundamental tanto no acolhimento das famílias quanto no estímulo à independência dos pacientes. “O atendimento para pessoas com síndrome de Down era pequeno, mas começamos a receber também adolescentes. Daí surgiu o desejo de expandir o projeto para essas crianças que já são adolescentes e adultos”, afirmou.
Marina, uma das pacientes, retomou o tratamento há dois anos, e sua mãe celebra os avanços conquistados: “A evolução da Marina é visível. A cada dia, ela está conseguindo falar e se expressar melhor.” Victor, também participante e ator, destacou a relevância da terapia para sua profissão: “Como ator, preciso da voz perfeita. Como eu poderia trabalhar se tivesse a voz que eu tinha antes?”, disse.
A célula de Fonoaudiologia do Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa promove a inclusão e o desenvolvimento de pessoas com diversas condições, incluindo a síndrome de Down. O foco principal é oferecer atendimento especializado em fonoaudiologia, visando a melhoria da fala, a autonomia e a qualidade de vida dos atendidos.
Além do desenvolvimento da fala, o projeto se preocupa com o fortalecimento dos vínculos familiares e o atendimento de outras necessidades dos participantes, como odontologia e nutrição, sempre considerando as demandas individuais.
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias2 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias2 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

