Regional
Rota Cariri é lançada e será divulgada no mercado nacional
Um roteiro para impulsionar o fluxo turístico na região, incluindo mais de 50 pontos turísticos em Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Assaré. Lançada nesta terça-feira, a Rota Cariri começará a ser divulgada no mercado nacional este mês. O projeto é da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado (Secult) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
“O Cariri é uma região muito rica, com destaque para a cultura e para o artesanato. O que fizemos foi organizar o roteiro, melhorar alguns pontos turísticos e entregar o produto pronto para operadoras de turismo”, destaca o secretário do Turismo, Arialdo Pinho. Com o material finalizado, a Setur já começará a divulgar a Rota Cariri nos principais mercados nacionais.
Para Manoel de Oliveira, guia de turismo da região do Cariri, a rota terá um impacto bem positivo para os municípios envolvidos. “A cadeia bem organizada e estruturada traz benefícios para nosso setor. Vamos poder desenvolver mais o nosso trabalho, receber mais turistas e ofertar o que há de melhor na nossa região”.

A região do Cariri recebe anualmente 2,5 milhões de visitantes por ano, a maioria em busca do turismo religioso. “O Cariri tem um potencial muito grande, vamos aproveitar tudo que essa região tem a oferecer e permitir que o turismo, especialmente o turismo cultural, mude a vida e a economia dessas cidades”, completa Fabiano Piúba.
Para o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, o novo roteiro conseguiu reunir uma série de iniciativas individuais em uma grande parceria. “O Sebrae/CE já tem uma expertise na estruturação de roteiros turísticos e sabe dos impactos gerados por este trabalho no fortalecimento dos pequenos negócios. No Cariri, não deve ser diferente, pois já temos um bom número de empreendedores ligados ao turismo”.
Rota
O roteiro turístico vai incluir 55 pontos de seis municípios da região. Na lista, estão atrativos como a Estátua de Padre Cícero e o Centro Cultural Popular Mestre Noza, em Juazeiro do Norte; o Geopark Araripe e o Museu de História do Crato, no Crato; a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a Festa de Santo Antônio, em Barbalha; a Fundação Casa Grande e a oficina do Mestre Espedito Seleiro, em Nova Olinda; e a Fundação Memorial Patativa do Assaré e o Café da Mestre da Cultura Zenilda Ferreira, em Assaré.
O lançamento da Rota Cariri contou também com a presença de Anya Ribeiro, presidente da Câmara Setorial de Turismo e Eventos; o mestre Espedito Seleiro; Alemberg Quindins, diretor da Fundação Casa Grande; Nivaldo Soares, diretor do Geopark; o Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil; entre outras autoridades.
Fonte: Governo do Estado do Ceará
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

