Iguatu
Hemoce de Iguatu realizará ação da Praça da CEF
Na manhã desse sábado (19) uma comitiva de funcionários do Hemocentro Regional de Iguatu estará na Praça da Caixa Econômica Federal de 8h da manhã até o meio dia, fazendo o cadastramento de possíveis doadores de medula óssea.

Na manhã desse sábado (19) uma comitiva de funcionários do Hemocentro Regional de Iguatu estará na Praça da Caixa Econômica Federal de 8h da manhã até o meio dia, fazendo o cadastramento de possíveis doadores de medula óssea.
O evento acontece em parceria com o Leo Clube, Igreja Adventista e Maçonaria local. O objetivo é alertar a população para a importância do cadastro no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) e sensibilizar as pessoas para se agruparem à causa.
Para se cadastrar o candidato deve estar de posse de sua carteira de identidade, CPF e se possível o cartão SUS. Após ter sido orientado sobre a doação de medula, o mesmo será submetido a uma coleta de uma amostra de sangue (10 ml) para a tipagem de HLA (características genéticas importantes para a seleção de um doador). Os dados do doador são inseridos no cadastro do REDOME e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação. O transplante de medula óssea é um procedimento seguro, realizado em ambiente cirúrgico.
Quando não há um doador na família (um irmão ou outro parente próximo, geralmente um dos pais), a solução para o transplante de medula é procurar um doador compatível entre os grupos étnicos (brancos, negros, amarelos etc.) semelhantes, mas não aparentados. A cada 100 mil brasileiros somente em 01 é verificada a compatibilidade para doação, quanto a doadores internacionais a probabilidade é de 01 doador para 1 milhão.
-
Noticias4 dias atrás
Mais de 130 mil eleitores do Ceará correm risco de ter título cancelado; regularização vai até 19 de maio
-
Noticias4 dias atrás
Jovem de 21 anos morre afogada durante passeio com amigos na zona rural de Quixeramobim
-
Noticias4 dias atrás
Suspeita de novo caso de gripe aviária é investigada em propriedade no interior do Ceará
-
Noticias2 dias atrás
Peça gratuita, que aborda temática sobre o Gás Natural, estreia em escolas públicas do Ceará
-
Noticias2 dias atrás
Chuva de 137 mm interdita rodovia, alaga parque de vaquejada e isola moradores em Tauá
-
Noticias2 dias atrás
XIII Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos, em Fortaleza, tem inscrições gratuitas abertas
-
Iguatu1 dia atrás
Iguatu tem novo momento de vacinação contra a gripe e alerta para casos de dengue
-
Americando1 dia atrás
AMERICANDO: O cheiro do meu avô