Ceará
Estudantes ocupam Campus da Unilab após cancelamento do vestibular para transgêneros e intersexuais
Após o anúncio do cancelamento do vestibular específico para pessoas transgêneras e intersexuais, um grupo de estudantes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) ocupou o Campus da Liberdade, em Redenção, no Interior do Ceará.
Movimentação acontece após plenária realizada na noite dessa terça-feira (16), devido ao anúncio da decisão no perfil do Twitter do presidente Jair Bolsonaro.
Em entrevista, um funcionário do setor administrativo da Universidade confirmou que, na noite de terça-feira (16), estudantes fizeram um protesto no Campus da Liberdade. Eles passaram a noite ocupando uma das salas da instituição.
“A ideia é dar continuidade à ocupação até que tenhamos um novo edital publicado”, afirma Geyse Anne da Silva, integrante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unilab e estudante do bacharelado interdiscplinar em Humanidades.
Segundo o servidor, que preferiu não ser identificado, as aulas estão acontecendo normalmente, já que “a intenção dos estudantes é que, amanhã, a ocupação seja geral, fechando os três campi” da Unilab no Ceará (dois em Redenção e um em Acarape).
A assessoria de comunicação da Universidade, porém, afirmou ainda não ter conhecimento sobre a movimentação dos discentes e nem sobre alteração da rotina de atividades no campus, que está em período normal de aulas.
Po rmeio de uma nota pública, o DCE da Unilab convoca estudantes, professores e técnicos administrativos da universidade para se mobilizarem em assembleia geral que será realizada nesta próxima quinta-feira (18), a partir das 15 horas Campus da Liberdade, em Redenção.
O texto se posiciona ainda contra a decisão do cancelamento do vestibular. “[A decisão] feriu a autonomia universitária para estabelecer seus próprios mecanismos de acesso. É mais um ataque transfóbico do presidente que visa perpetuar a exclusão deliberada de uma população extremamente marginalizada do acesso à educação”.
Conforme o presidente Jair Bolsonaro, intervenção do Ministério da Educação (MEC) foi realizada pelo entendimento de que o edital do processo seletivo “vai de encontro à Lei de Cotas e aos princípios da razoabilidade, proporcionalidade e da ampla concorrência em seleções públicas”.
A Unilab porém, frisa em que o processo “visava à ocupação de vagas ociosas, que não foram preenchidas por editais regulares da Unilab, notadamente aqueles baseados no Enem/SiSU”.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes4 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D
-
Iguatu2 semanas atrásMP apura supostas irregularidades em contrato de R$ 9 milhões para reforma de escolas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásCom dados defasados de 2024, IPEA divulga Atlas da Violência.Em 2026, Fortaleza vive queda histórica de homicídios
-
Artigo3 semanas atrásCOLUNA DIREITO E CIDADANIA: Violência sexual contra crianças e adolescentes NO BRASIL
-
Brasil2 semanas atrásCandidatura bolsonarista trata prisão de Cláudio Castro como questão de tempo após avanço das investigações da PF
-
Iguatu2 semanas atrásTRE-CE admite parcialmente recurso sobre cassação em Iguatu e caso deve chegar ao TSE

