Política
Câmara de Iguatu aprova incentivo por meio PMAQ a agentes de saúde
Foi aprovado em duas votações nesta última terça-feira, 25, na Câmara Municipal de Iguatu (CMI) a mensagem do executivo que autoriza o repasse à associação comunitária dos agentes de saúde do estado o incentivo financeiro referente ao programa de melhoria do acesso e qualidade da atenção básica PMAQ. Mais três projetos de indicação também foram deliberados pelos parlamentares.
Incentivo
O projeto se refere ao pagamento de incentivo a categoria que compõe os quadros da secretária de estadual. A pauta tramitou pelas salas das comissões de legislação, constituição, justiça e redação final, orçamento, finanças e fiscalização. A Diretora Regional dos Agentes de Saúde do Estado, Maria de Lourdes Torres, considera o incentivo um ganho importante para categoria. “Projeto importante para nós que somos vinculados ao estado. Nós estamos sob uma lei que por ser cedidos ao município o incentivo não nos contemplava através de folha de pagamento gerado pelo Município, pois nossos vencimentos ocorrem pela folha de pagamento da SESA. Uma atitude louvável do titular da pasta e dos os coordenadores”, destacou.
Com o projeto de lei, 31 agentes serão contemplados. No decorrer das votações uma emenda ao projeto que autoriza o município a repassar um valor de até 40 % do salário base também foi deliberado.
Para o repasse do incentivo foi criada uma nova associação que atendesse os paramentos exigidos pelo Tribunal de Contas do Estado, a bancada de oposição solicitou explicações quanto aos impedimentos da antiga representação da classe em receber o incentivo.
Mário Rodrigues (PDT), presidente do legislativo acredita que o surgimento do novo movimento não enfraquecerá a categoria. “Houve uma mudança de entendimento por parte do tribunal para que o repasse seja feito dessa maneira. Não existe nenhum prejuízo para o agente de saúde. Só há a mudança da maneira de como está se passando o recurso. Acredito que não haverá enfraquecimento, pelo contrário há agora duas entidades que possam representá-los em duas frentes, como já ocorreu com os professores”, disse.
Animais de Rua e Domésticos
Também passou de maneira unânime o projeto de colocação de números de telefones de utilidade pública em repartições e equipamentos públicos de autoria do vereador Maroni Filho (PROS)
Visando a proteção dos animais de rua foram votado dois projetos de indicação do mesmo parlamentar. Um deles o que cria o ‘programa cachorrodromo’ em espaços públicos. A proposta busca destinar espaço em parques e praças municipais com o objetivo de oferecer para os frequentadores dos locais que são donos de animais, um momento de lazer com segurança. A outra pauta dentro do tema autoriza o município a dispor em espaços públicos da cidade a instalação de bebedouros para animais. Ambas passaram pela segunda e última votação.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

