Iguatu
Ambientalistas promovem I Cavalgada Cívica Ecológica em Iguatu

Com homenagem ao cearense Tristão Gonçalves de Alencar Araripe,ambientalistas de Iguatu e região promovem, no próximo dia 04 de novembro, a I Cavalgada Cívica Ecológica. Enraizada na cultura sertaneja, tanto que o costume de passear a cavalo passa de geração em geração nas famílias nordestinas, a cavalgada objetivachamamento da sociedade civil organizada para o atual momento vivenciado pelo país e as questões ambientais.
A ação faz parte do Projeto “Abaeté”, que no tupi-guarani significa homem verdadeiro. Nos meses de agosto esetembro, o projeto levou os alunos das escolas Adahil Barreto, Alba Araújo, e Lucas Emmanuel ao rio Jaguaribe. “Lá levamos esses jovens a conhecerem o museu vivo que é o rio da onça, no conhecimento da nossa historia, nosso bioma e nossa caatinga. Precisamos tratar nossa principal arterial fluvial com seriedade. Devemos derrubar os muros da hipocrisia conhecendo de perto a atual realidade”, contou Neto Brega, ambientalista e memorialista.
A proposta da cavalgada é de ainda levar a liberdade cívica. “Cultuamos que nada somos nada valemos que o bom é de fora, por isso lembraremos essa importante figura”, citou Neto ao lembrar do homenageado.
A programação conta com apoio do Lions Club, secretariasde Cultura e Turismo,e do Meio Ambiente eDesenvolvimento Urbano.É prevista ainda, para o dia 04, uma missa para os cavaleiros e vaqueiros no leito do rio próximo à ponte metálica de Iguatu.O grupo sairá em comitiva percorrendo o trajeto até o Sítio Santa Rosa onde será encenado o choque das armas no encontro do rio Trussu e Jaguaribe, ação alusiva ao patriotismo de liberdade e independência do Império no século IXX.
A organização articula para que fundações, associações e entidades de classe da cidade representem o ato destinando um cavaleiro, portanto a respectiva bandeira da instituição a qual representa.
Homenageado
Tristão Gonçalves Pereira de Alencar Araripe nasceu em Barbalha, no dia 17 de setembro de 1789 e faleceu em Santa Rosa às margens do rio Jaguaribe, no dia 31 de outubro de 1824. Filho de Bárbara de Alencar, foi um importante revolucionário, participando da Revolução Pernambucana em 1817 e da Confederação do Equador em 1824. Foi brutalmente assassinado pelas forças imperiais no interior do Ceará.
-
Noticias5 dias atrás
MEC atualizou as regras para a oferta de cursos de educação a distância (EaD) de ensino superior
-
Americando6 dias atrás
AMERICANDO: O cheiro do meu avô
-
Noticias7 dias atrás
XIII Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos, em Fortaleza, tem inscrições gratuitas abertas
-
Noticias7 dias atrás
Chuva de 137 mm interdita rodovia, alaga parque de vaquejada e isola moradores em Tauá
-
Noticias7 dias atrás
Peça gratuita, que aborda temática sobre o Gás Natural, estreia em escolas públicas do Ceará
-
Iguatu6 dias atrás
Iguatu tem novo momento de vacinação contra a gripe e alerta para casos de dengue
-
Noticias6 dias atrás
Novo Código Civil propõe patrimônio digital como herança, incluindo redes sociais e milhas aéreas
-
Noticias5 dias atrás
Desmatamento no Ceará cresce 23,5% em 2024 e estado entra no top 10 dos que mais desmatam no Brasil