Iguatu
Ambientalistas promovem I Cavalgada Cívica Ecológica em Iguatu
Com homenagem ao cearense Tristão Gonçalves de Alencar Araripe,ambientalistas de Iguatu e região promovem, no próximo dia 04 de novembro, a I Cavalgada Cívica Ecológica. Enraizada na cultura sertaneja, tanto que o costume de passear a cavalo passa de geração em geração nas famílias nordestinas, a cavalgada objetivachamamento da sociedade civil organizada para o atual momento vivenciado pelo país e as questões ambientais.
A ação faz parte do Projeto “Abaeté”, que no tupi-guarani significa homem verdadeiro. Nos meses de agosto esetembro, o projeto levou os alunos das escolas Adahil Barreto, Alba Araújo, e Lucas Emmanuel ao rio Jaguaribe. “Lá levamos esses jovens a conhecerem o museu vivo que é o rio da onça, no conhecimento da nossa historia, nosso bioma e nossa caatinga. Precisamos tratar nossa principal arterial fluvial com seriedade. Devemos derrubar os muros da hipocrisia conhecendo de perto a atual realidade”, contou Neto Brega, ambientalista e memorialista.
A proposta da cavalgada é de ainda levar a liberdade cívica. “Cultuamos que nada somos nada valemos que o bom é de fora, por isso lembraremos essa importante figura”, citou Neto ao lembrar do homenageado.
A programação conta com apoio do Lions Club, secretariasde Cultura e Turismo,e do Meio Ambiente eDesenvolvimento Urbano.É prevista ainda, para o dia 04, uma missa para os cavaleiros e vaqueiros no leito do rio próximo à ponte metálica de Iguatu.O grupo sairá em comitiva percorrendo o trajeto até o Sítio Santa Rosa onde será encenado o choque das armas no encontro do rio Trussu e Jaguaribe, ação alusiva ao patriotismo de liberdade e independência do Império no século IXX.
A organização articula para que fundações, associações e entidades de classe da cidade representem o ato destinando um cavaleiro, portanto a respectiva bandeira da instituição a qual representa.
Homenageado
Tristão Gonçalves Pereira de Alencar Araripe nasceu em Barbalha, no dia 17 de setembro de 1789 e faleceu em Santa Rosa às margens do rio Jaguaribe, no dia 31 de outubro de 1824. Filho de Bárbara de Alencar, foi um importante revolucionário, participando da Revolução Pernambucana em 1817 e da Confederação do Equador em 1824. Foi brutalmente assassinado pelas forças imperiais no interior do Ceará.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

