Regional
Visitas educativas orientam moradores de Cedro no combate às arboviroses
Mesmo após o período chuvoso, o município de Cedro, na região Centro-Sul, promove ações educativas por meio do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses (dengue, zika e chikungunhya), com a participação de moradores no bairro Planalto dos Lemos (Cedro II). A ação contou com diversos profissionais da saúde, brigada municipal, associação comunitária e Secretaria de meio ambiente.
Em várias residências os moradores foram abordados com orientações, panfletagem, e medidas de prevenção neste período onde não está ocorrendo chuvas. Um carro volante com pronunciamento do promotor de Justiça da comarca local, Leydomar Nunes Pereira percorreu diversas ruas.
Na avaliação do prefeito Dr. Nilson Diniz, estas ações ocorrerão semanalmente para que não tenhamos casos quando chegar período de chuvas. “É uma ação em que os moradores estão colaborando e assim sendo nossos agentes multiplicadores nesta luta”, reforça.
Durante a visita no bairro foram constatados diversos pontos de lixos, aumentando assim a mobilização da equipe de limpeza no município. Na avaliação do secretário de Meio Ambiente, os moradores sabem do dia e horário de limpeza, sendo que ainda existe a cultura de jogar lixo domiciliar em diversos locais. “É uma ação que diariamente nossos profissionais orientam os moradores, e acreditamos que a partir desta visita poderemos assim minimizar esta situação que preocupa os setores públicos”, explicou Elleson Barbosa.
Diversos moradores realizaram a visita com as equipes no bairro. O líder comunitário Ribamar Costa agradeceu a realização da ação.
As ações vão continuar até o final do ano. O coordenador do comitê explicou que as visitas têm sido além de educativas, uma demonstração das ações do poder Executivo em levar melhorias nas áreas da saúde. “Vimos o engajamento da população, os profissionais estão qualificados para orientar os moradores e que novas ações ocorrerão com a participação de todos’, disse Marciel Bezerra.
Bons exemplos
Com a intensificação das ações, foram constatadas diversas residências que estão sendo orientadas através dos membros do comitê e da brigada, bem como os agente de combate à endemias e agente comunitário de saúde. “O bairro Planalto dos Lemos tem nos dado uma lição de combate às arbovirores e isso nos dá a segurança que possamos contar com moradores”, reforça a Secretária de Saúde, Sayonara Moura.
Último boletim
Segundo o último boletim Epidemiológico das Arboviroses divulgado nesta sexta-feira (1/10, apresenta que no município de Cedro foram registrados casos de Dengue (08), Chikungunhya (21) e nenhum registro de Zika. Já no Índice de Infestação Predial (IPP), foi o índice de 1,46%, registrado o mais baixo da 17ª regional de saúde.
Fonte: Diário Centro Sul
-
Iguatu2 semanas atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Esportes2 semanas atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil2 semanas atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará2 semanas atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Economia2 semanas atrásLula sanciona lei final que regulamenta a reforma tributária no Brasil
-
Ceará2 semanas atrásSobrinho de deputada do Acre morre afogado no Ceará ao tentar salvar as filhas
-
Iguatu2 semanas atrásARTIGO – Enéas, Trump e o fim da paz armada

