AssuntosNet
Fechou o tempo: Spotify tira do ar músicas de bandas com conteúdos racistas

A vida não tem sido muito fácil para grupos com discursos racistas, nazistas ou que carreguem qualquer tipo de preconceito: após as manifestações em Charlottesville, nos Estados Unidos, as empresas de tecnologia estão fechando o cerco contra quem tem ideologias que pregam o ódio contra as minorias.
As ações contrárias a membros de organizações racistas já foram realizadas pelo Facebook, Twitter, PayPal, Google e algumas outras companhias que – ao contrário do próprio presidente norte-americano – tomaram claramente um lado nessa polêmica que assola não apenas os Estados Unidos, mas o mundo todo.
Quem entrou na mesma onda agora foi o Spotify. A plataforma de streaming musical saiu à caça de bandas que possam conter músicas com conteúdo racista ou com discurso de ódio, mais especificamente artistas com temas de supremacia branca. A busca aconteceu após a publicação de um artigo pelo site Digital Music News alegando terem encontrado no Spotify pelo menos 27 bandas que pregavam o “orgulho branco”.
Muitas dessas bandas foram identificadas pelo Southern Poverty Law Center, uma organização de advocacia sem fins lucrativos focada em direitos civis especializada em lidar com grupos de supremacia branca no sul dos Estados Unidos. A mesma instituição já havia identificado mais de 54 “artistas” vendendo músicas carregadas de racismo e outros temas de violência contra minorias no iTunes, serviço de música da Apple.
O Spotify se manifestou publicamente em relação a essa remoção com a seguinte declaração: “O Spotify toma medidas imediatas para remover qualquer material assim que tenha sido trazido à nossa atenção. Estamos felizes por termos sido alertados sobre esse conteúdo – e já removemos muitas das bandas identificadas hoje, enquanto revisamos o restante com urgência”.
Muitas bandas da lista publicada no artigo da Digital Music News ainda estão disponíveis na plataforma, mas, de acordo com a nota oficial do Spotify, praticamente todas devem ser excluídas do sistema muito em breve.
Fonte: TECMUNDO
Ouça nosso Podcast!
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025
-
Iguatu3 dias atrás
ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada
-
Iguatu4 dias atrás
Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses
-
Iguatu3 dias atrás
Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu
-
Noticias4 dias atrás
Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará
-
Noticias4 dias atrás
Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda