Política
‘Maio Amarelo’ é lançado em sessão especial na CMI
Foi lançado em sessão na Câmara Municipal de Iguatu (CMI) na última terça-feira, 02, o programa ‘Maio Amarelo’ – Atenção Pela Vida, com a presença além dos parlamentares, do prefeito Ednaldo Lavor (PDT) e seu secretariado.
O gestor destacou a importância do programa realizado em diversos municípios do país. Conforme Ednaldo, a pretensão da campanha de início é uma só. “Queremos salvar vidas”, afirmou. Segundo o prefeito, a ação é coordenada entre o poder público e a sociedade civil. “Nossa intenção é colocar em pauta o tema da segurança viária no sentido de mobilizar toda a população para a conscientização acerca do trânsito que queremos para a nossa cidade”, disse.
O prefeito adiantou que a ferramenta de propagação do ‘Maio Amarelo’ será as escolas e rede acadêmica, por meio da conscientização e debate. “As crianças de faixa etária menor absorvem bem o que é repassado. Educação no trânsito tem que ser um trabalho a longo prazo, e temos que envolver todos nesse ideal”, pontuou.
Durante todo mês de maio, os agentes municipais de trânsito estarão sensibilizando a sociedade iguatuense por meio de diversas ações educativas com o intuito de contribuir para a redução de acidentes e reforçar a segurança nas vias públicas.
O secretário do Departamento Municipal de Trânsito e Segurança (DEMUTRAN), Antônio Filho, destacou que apesar de o programa ter sido aprovado ano passado, é a primeira vez que será colocado em prática. O secretário adiantou também os números envolvendo tragédias no trânsito iguatuense. “A zona rural nos preocupa. Foram quatro mortes fatais somente em sítios. Mas já iniciamos intervenções por meio de lideranças dessas comunidades que serão nossos porta-vozes em levar as orientações”, adiantou.
O parlamentar proponente da campanha, Marconi Filho (PROS), adiantou que a ideia do projeto visa a reduzir o número de mortes e feridos no trânsito, e a inspiração veio do sucesso de outras campanhas, a exemplo do “Outubro Rosa” e do “Novembro Azul” que tratam, respectivamente, dos temas câncer de mama e próstata. “O ‘Maio Amarelo’ estimula toda a sociedade a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão dentro de seus deslocamentos diários no trânsito”, pontuou.
Mário Rodrigues (PDT), presidente da Câmara Municipal de Iguatu, afirmou que o projeto nascido na casa legislativa é prova de que o executivo olha com atenção as propostas, mesmo que de caráter indicativo. “O prefeito absorveu essa ideia, tanto que em homenagem a casa veio lançar aqui mesmo na CMI. Quem ganha com isso é a população com esse tipo de parceria, tendo a real noção que cada um respeita o seu lugar. A sintonia em ações que priorizam o bem comum é salutar”, avaliou.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar

