Ceará
Feriado do próximo sábado, 25, é facultativo para comércio
O feriado do próximo sábado, 25, que marca o Dia da Abolição da Escravatura no âmbito estadual, em 1884, há 133 anos, não é caracterizada como ponto facultativo, pelo menos é o que assegura a lei inserida através da Emenda Constitucional n°73, alterando o artigo 18 da Constituição Estadual do Ceará.
Mas por conta de uma convenção realizada no início do ano pelo Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), o feriado virou ponto facultativo para os comerciários. De acordo com Vinicius Vilardo, da CHC Advocacia, esta decisão é permitida às empresas desde que haja um acordo coletivo ou previsão em convenção coletiva, na qual ocorreu neste caso.
Para quem for trabalhar neste sábado, 25, receberá da empresa R$ 55 e uma folga na semana subsequente, além de ganhar em dobro o dia trabalhado. O Sindilojas informou ainda que sempre realiza no início do ano uma convenção com todos os lojistas e varejistas. Na ocasião, é decidido se cada feriado do ano será ponto facultativo ou não.
O empregado que se negar a ir trabalhar terá um desconto do dia não trabalhado. “Pode até ocorrer uma advertência verbal, mas nada além disso”, ressalta o advogado.
Data Magna
Criado há seis anos, o feriado foi instituído por emenda constitucional aprovada na Assembleia Legislativa, a partir de proposta de autoria do ex-deputado estadual Lula Morais (PCdoB), e demarca o pioneirismo do Ceará na libertação dos escravos. O Estado foi a primeira província – denominação usada na época do Império – a tomar a atitude, cinco anos antes de a princesa Isabel sancionar a Lei Áurea. É o único feriado instituído no âmbito estadual, considerado data magna do Ceará.
“Trata-se de feriado estabelecido por lei estadual, estabelecido como Data Magna do Ceará. Não havendo um acordo coletivo ou previsão em convenção coletiva, qualquer hora trabalhada neste dia deve ser considerada como extraordinária. É um feriado civil”, destaca o advogado Vinicius Vilardo.
Fonte: O Povo
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

