Ceará
Incêndio no Cocó, em Fortaleza, destruiu nove hectares de vegetação
O incêndio registrado no Parque Ecológico do Cocó entre sábado e segunda-feira (10 a 12) destruiu nove hectares de vegetação, o equivalente a quase 12 campos de futebol, segundo a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).
As chamas mataram diversas espécies de plantas e animais e a fumaça incomodou a população por três dias nos bairros vizinhos.
Em 2016, foram registradas 3.927 queimadas em áreas de vegetação no Ceará, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Aplicadas. O número é o maior desde 2012.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a maioria dos casos é provocada pelos próprios moradores do entorno, que fazem queimadas em restos de lixo. Como o fogo se alastra rápido na vegetação seca, fica difícil controlar.
Por lei, provocar incêndios em mata ou na floresta é crime ambiental. Se condenado, o suspeito pode pegar de dois a quatro anos de prisão. Além de pagar multa.
72 horas de fumaça
Moradores e comerciantes sofreram com a fumaça dos focos de incêndio no Parque do Cocó até segunda-feira (12), mais de 70 horas depois do início do incêndio do sábado.
De acordo com a comerciante Carla Sousa, que trabalha em uma loja de fogos de artifício, a fumaça preta, a mais espessa, já passou, mas ainda é possível sentir o cheiro de queimado.
“Há alguns pontos com fumaça dentro da mata. É possível sentir o cheiro o que nos deixa preocupados já que hoje já se passaram quase dois dias do incêndio. A fumaça mais densa já passou, mas o cheiro ainda está nos incomodando. Os clientes são os que mais reclamam”.
Fonte: G1/CE
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu6 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais


