Connect with us

Mundo

O Brasil deveria mudar o modo como lida com a memória da escravidão?

Publicado

on

Uma sala com peças de um navio que levava para o Brasil 500 mulheres, crianças e homens escravizados é a principal atração do novo museu sobre a história dos americanos negros, em Washington.

Numa segunda-feira de outubro, era preciso passar 15 minutos na fila para entrar na sala com objetos do São José – Paquete de África, no subsolo do Museu de História e Cultura Afroamericana.

Inaugurado em setembro pelo Smithsonian Institution, o museu custou o equivalente a R$ 1,7 bilhão se tornou o mais concorrido da capital americana: os ingressos estão esgotados até março de 2017.

Em 1794, o São José deixou a Ilha de Moçambique, no leste africano, carregado de pessoas que seriam vendidas como escravas em São Luís do Maranhão. A embarcação portuguesa naufragou na costa da África do Sul, e 223 cativos morreram.

Visitantes – em sua maioria negros americanos – caminhavam em silêncio pela sala que simula o porão de um navio negreiro, entre lastros de ferro do São José e algemas usadas em outras embarcações (um dos pares, com circunferência menor, era destinado a mulheres ou crianças).

“Tivemos 12 negros que se afogaram voluntariamente e outros que jejuaram até a morte, porque acreditam que quando morrem retornam a seu país e a seus amigos”, diz o capitão de outro navio, em relato afixado na parede.

Prova de existência
Expor peças de um navio negreiro era uma obsessão do diretor do museu, Lonnie Bunch. Em entrevista ao The Washington Post, ele disse ter rodado o mundo atrás dos objetos, “a única prova tangível de que essas pessoas realmente existiram”.

Destroços do São José foram descobertos em 1980, mas só entre 2010 e 2011 pesquisadores localizaram em Lisboa documentos que permitiram identificá-lo. Um acordo entre arqueólogos marinhos sul-africanos e o Smithsonian selou a vinda das peças para Washington.

Museu de História e Cultura AfroamericanaQue o destino do São José fosse o Brasil não era coincidência, diz Luiz Felipe de Alencastro, professor emérito da Universidade de Paris Sorbonne e um dos maiores especialistas na história da escravidão transatlântica.

Ele afirma à BBC Brasil que fomos o paradeiro de 43% dos africanos escravizados enviados às Américas, enquanto os Estados Unidos acolheram apenas 0,5%.

Segundo um estudo da Universidade de Emory (EUA), ao longo da escravidão ingressaram nos portos brasileiros 4,8 milhões de africanos, a maior marca entre todos os países do hemisfério.

Esse contingente, oito vezes maior que o número de portugueses que entraram no Brasil até 1850, faz com que Alencastro costume dizer que o Brasil “não é um país de colonização europeia, mas africana e europeia”.

O fluxo de africanos também explica porque o Brasil é o país com mais afrodescendentes fora da África (segundo o IBGE, 53% dos brasileiros se consideram pretos ou pardos).

Por que, então, o Brasil não tem museus ou monumentos sobre a escravidão comparáveis ao novo museu afroamericano de Washington?

Apartheid e pilhagem da África
Para Alencastro, é preciso considerar as diferenças nas formas como Brasil e EUA lidaram com a escravidão e seus desdobramentos.

Ele diz que, nos EUA, houve uma maior exploração de negros nascidos no país, o que acabaria resultando numa “forma radical de racismo legal, de apartheid”.

Crianças brincam no Museu de História e Cultura AfroamericanaAté a década de 1960, em partes do EUA, vigoravam leis que segregavam negros e brancos em espaços públicos, ônibus, banheiros e restaurantes. Até 1967, casamentos inter-raciais eram ilegais em alguns Estados americanos.

No Brasil, Alencastro diz que a escravidão “se concentrou muito mais na exploração dos africanos e na pilhagem da África”, embora os brasileiros evitem assumir responsabilidade por esses processos.

Ele afirma que muitos no país culpam os portugueses pela escravidão, mas que brasileiros tiveram um papel central na expansão do tráfico de escravos no Atlântico.

Alencastro conta que o reino do Congo, no oeste da África, foi derrubado em 1665 em batalha ordenada pelo governo da então capitania da Paraíba.

“O pelotão de frente das tropas era formado por mulatos pernambucanos que foram barbarizar na África e derrubar um reino independente”, ele diz.

Vizinha ao Congo, Angola também foi invadida por milicianos do Brasil e passou vários anos sob o domínio de brasileiros, que a tornaram o principal ponto de partida de escravos destinados ao país.

“Essas histórias são muito ocultadas e não aparecem no Brasil”, ele afirma.

Reparações históricas
Para a brasileira Ana Lucia Araújo, professora da Howard University, em Washington, “o Brasil ainda está muito atrás dos EUA” na forma como trata a história da escravidão.

“Aqui (nos EUA) se reconhece que o dinheiro feito nas costas dos escravos ajudou a construir o país, enquanto, no Brasil, há uma negação disso”, ela diz.

Autora de vários estudos sobre a escravidão nas Américas, Araújo afirma que até a ditadura (1964-1985) era forte no Brasil a “ideologia da democracia racial”, segundo a qual brancos e negros conviviam harmonicamente no país.

São recentes no Brasil políticas para atenuar os efeitos da escravidão, como cotas para negros em universidades públicas e a demarcação de territórios quilombolas.

Ferragens usadas em navios negreirosEla diz que ainda poucos museus no Brasil abordam a escravidão, “e, quando o fazem, se referem à população afrobrasileira de maneira negativa, inferiorizante”.

Segundo a professora, um dos poucos espaços a celebrar a cultura e a história afrobrasileira é o Museu Afro Brasil, em São Paulo, mas a instituição deve sua existência principalmente à iniciativa pessoal de seu fundador, o artista plástico Emanoel Araújo.

E só nos últimos anos o Rio de Janeiro passou a discutir o que fazer com o Cais do Valongo, maior porto receptor de escravos do mundo. Mantido por voluntários por vários anos, o local se tornou neste ano candidato ao posto de Patrimônio da Humanidade na Unesco.

Para a professora, museus e monumentos sobre a escravidão “não melhoram as vidas das pessoas, mas promovem um tipo de reparação simbólica ao fazer com que a história dessas populações seja reconhecida no espaço público”.

Visibilidade e representação
Para o jornalista e pesquisador moçambicano Rogério Ba-Senga, a escravidão e outros pontos da história entre Brasil a África têm pouca visibilidade no país, porque “no Brasil os brancos ainda têm o monopólio da representação social dos negros”.

“Há muitos negros pensando e pesquisando a cultura negra no Brasil, mas o centro decisório ainda é branco”, diz Ba-Senga, que mora em São Paulo desde 2003.

Para ele, o cenário mudará quando negros forem mais numerosos na mídia brasileira – “para que ponham esses assuntos em pauta” – e nos órgãos públicos.

Para Alencastro, mesmo que o Estado brasileiro evite tratar da escravidão, o tema virá à tona por iniciativa de outros grupos.

“Nações africanas que foram pilhadas se tornaram independentes. Há nesses países pessoas estudando o tema e uma imigração potencialmente crescente de africanos para o Brasil”, ele diz.

Em outra frente, o professor afirma que movimentos brasileiros em periferias e grupos quilombolas pressionam para que os assuntos ganhem espaço.

“Há hoje uma desconexão entre a academia e o debate no movimento popular, mas logo, logo tudo vai se juntar, até porque a maioria da população brasileira é afrodescentente. Os negros são maioria aqui.”

Fonte: BBC

Radio Ao vivo

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias7 horas atrás

PF conseguiu identificar o responsável pelo vazamento do tema da redação do Enem 2023

Noticias8 horas atrás

Terry Crews lançou um desafio a Anderson Silva

Mundo8 horas atrás

Após presidente morrer em acidente de helicóptero, nova eleição no Irã deve ser realizada em até 50 dias

Noticias8 horas atrás

Prefeitutra cancela show de Vitor e Leo após críticas ao cantor Vitor Chaves por agredir mulher

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 17/05/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO -MAIS NOTÍCIAS – 17/05/2024

Iguatu3 dias atrás

Deputado Marcos Sobreira Desmente Suposto Acordo Político com Agenor Neto

Iguatu3 dias atrás

Câmara de Iguatu recebe Projeto de Lei para abertura de crédito especial de 200 mil reais para gestão do programa Bolsa Família

Americando3 dias atrás

AMERICANDO: A fazenda de enganos dos tolos

Esportes3 dias atrás

Arena Castelão foi escolhida como um dos 10 estádios para sediar os jogos da Copa do Mundo Feminina

Noticias3 dias atrás

BNB planeja disponibilizar cerca de R$ 500 milhões para novo modelo de microcrédito voltado para mulheres do Bolsa Família

Ceará3 dias atrás

Professores das universidades federais do Ceará rejeitaram a última proposta apresentada pelo Governo

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 17/05/2024

Noticias4 dias atrás

Faleceu o renomado narrador esportivo Silvio Luiz, aos 89 anos

Noticias4 dias atrás

Fortaleza conquista prêmio milionário na Copa Sul-Americana de 2024 após empatar com o Boca Juniors-ARG

Noticias4 dias atrás

Casal está sendo investigado por abandonar uma criança, em Trairi

Brasil5 dias atrás

Cidadão que deseja ser doador de órgãos poderá manifestar e formalizar a sua vontade por meio virtual

Ceará5 dias atrás

Espera-se que o Ceará receba precipitações até a próxima sexta-feira, 15/05

Iguatu5 dias atrás

Salários na Prefeitura de Iguatu chegam a 57 mil reais

Iguatu6 dias atrás

Prefeitura de Iguatu tenta cancelar CPI da CAF, mas justiça nega

Ceará6 dias atrás

Centro-norte e o extremo sul do Ceará serão as áreas que concentrarão os principais acumulados de chuva até a próxima quarta-feira (15)

Ceará6 dias atrás

Governo do Ceará apoia a taxação de produtos importados comercializados por sites de e-commerce

Noticias6 dias atrás

Mulher de 50 anos foi presa em flagrante sob suspeita de maus-tratos contra 15 animais

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 10/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 10/05/2024

Brasil1 semana atrás

Contribuintes brasileiros terão novo prazo de entrega do Imposto de Renda 2024

Noticias1 semana atrás

Sargento da Polícia Militar foi fatalmente atingido por tiros, em Icó

Esportes1 semana atrás

Ministério do Esporte pedirá suspensão temporária de todas as divisões do Campeonato Brasileiro

Mundo2 semanas atrás

Cinco países abriram seus mercados para exportação brasileira de suínos

Noticias2 semanas atrás

Prazo para inscrições no Encceja 2024 encerra nesta sexta-feira, dia 10

Noticias7 horas atrás

PF conseguiu identificar o responsável pelo vazamento do tema da redação do Enem 2023

Noticias8 horas atrás

Terry Crews lançou um desafio a Anderson Silva

Mundo8 horas atrás

Após presidente morrer em acidente de helicóptero, nova eleição no Irã deve ser realizada em até 50 dias

Noticias8 horas atrás

Prefeitutra cancela show de Vitor e Leo após críticas ao cantor Vitor Chaves por agredir mulher

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 17/05/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO -MAIS NOTÍCIAS – 17/05/2024

Iguatu3 dias atrás

Deputado Marcos Sobreira Desmente Suposto Acordo Político com Agenor Neto

Iguatu3 dias atrás

Câmara de Iguatu recebe Projeto de Lei para abertura de crédito especial de 200 mil reais para gestão do programa Bolsa Família

Americando3 dias atrás

AMERICANDO: A fazenda de enganos dos tolos

Esportes3 dias atrás

Arena Castelão foi escolhida como um dos 10 estádios para sediar os jogos da Copa do Mundo Feminina

Noticias3 dias atrás

BNB planeja disponibilizar cerca de R$ 500 milhões para novo modelo de microcrédito voltado para mulheres do Bolsa Família

Ceará3 dias atrás

Professores das universidades federais do Ceará rejeitaram a última proposta apresentada pelo Governo

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 17/05/2024

Noticias4 dias atrás

Faleceu o renomado narrador esportivo Silvio Luiz, aos 89 anos

Noticias4 dias atrás

Fortaleza conquista prêmio milionário na Copa Sul-Americana de 2024 após empatar com o Boca Juniors-ARG

Noticias4 dias atrás

Casal está sendo investigado por abandonar uma criança, em Trairi

Brasil5 dias atrás

Cidadão que deseja ser doador de órgãos poderá manifestar e formalizar a sua vontade por meio virtual

Ceará5 dias atrás

Espera-se que o Ceará receba precipitações até a próxima sexta-feira, 15/05

Iguatu5 dias atrás

Salários na Prefeitura de Iguatu chegam a 57 mil reais

Iguatu6 dias atrás

Prefeitura de Iguatu tenta cancelar CPI da CAF, mas justiça nega

Ceará6 dias atrás

Centro-norte e o extremo sul do Ceará serão as áreas que concentrarão os principais acumulados de chuva até a próxima quarta-feira (15)

Ceará6 dias atrás

Governo do Ceará apoia a taxação de produtos importados comercializados por sites de e-commerce

Noticias6 dias atrás

Mulher de 50 anos foi presa em flagrante sob suspeita de maus-tratos contra 15 animais

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 10/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 10/05/2024

Brasil1 semana atrás

Contribuintes brasileiros terão novo prazo de entrega do Imposto de Renda 2024

Noticias1 semana atrás

Sargento da Polícia Militar foi fatalmente atingido por tiros, em Icó

Esportes1 semana atrás

Ministério do Esporte pedirá suspensão temporária de todas as divisões do Campeonato Brasileiro

Mundo2 semanas atrás

Cinco países abriram seus mercados para exportação brasileira de suínos

Noticias2 semanas atrás

Prazo para inscrições no Encceja 2024 encerra nesta sexta-feira, dia 10

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 17/05/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO -MAIS NOTÍCIAS – 17/05/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 17/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 10/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 10/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 09/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 09/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 08/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 08/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 07/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 07/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 06/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 06/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 03/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 03/05/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 02/05/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 02/05/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 30/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 29/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 26/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 26/04/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 25/04/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 25/04/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 24/04/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 24/04/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 23/04/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 23/04/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 22/04/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 22/04/2024

EM ALTA