Conecte-se conosco

Iguatu

Promotoria de Iguatu envia recomendações a prefeito atual e prefeito eleito de Iguatu

Publicado

on

O Ministério Público do Estado do Ceará e Promotoria de Justiça de Iguatu através do promotor Fábio Vinícius Ottoni Ferreira enviaram Recomendações ao prefeito municipal desta comarca e ao prefeito e vice-prefeito eleitos neste domingo.

O documento tem carácter preventivo para possíveis irregularidades na administração municipal e/ou defasagem do patrimônio público neste período de transição de gestão. Foram 03 recomendações bastante detalhadas dos próximos passos que deveram ser seguidos pelos prefeitos, eleito e atual. O principal e mais preocupante deles em momentos de transferência de cargo é a manutenção dos serviços básicos na área da saúde, educação, obras públicas, limpeza urbana e manutenção do quadro de servidores.

Antes mesmo de o documento ser enviado ao Poder Executivo Municipal já havia chegado ao conhecimento da reportagem da Rádio Mais FM, a paralisação de alguns serviços como: coleta de lixo em vários bairros da cidade, exoneração de servidores e transporte de enfermos para tratamentos em Fortaleza. Todos relatados pela própria polução em contato com a emissora.

O Poder Público Municipal deverá nos próximos meses: garantir a normalidade de todos os atos da administração municipal, especialmente naquilo que se refere à prestação dos serviços públicos essenciais, tais como saúde, educação, limpeza pública, manutenção de quadro de servidores, guarda e manutenção dos bens, pagamento regular dos serviços públicos, dentre outros; Manter rigorosamente em dia a Folha de Pagamento dos servidores do município; Manter rigorosamente em dia os pagamentos dos serviços básicos, tais como água, energia elétrica e telefone; O funcionamento pleno do Portal da Transparência. Entre outros.

Pelo menos um mês e meio antes da transmissão de cargo ao seu sucessor a gestão deverá designar se possível, pelo menos dois servidores municipais, de inquestionável competência e idoneidade, para compor uma Equipe de Transição, convidando para também fazer parte dela o prefeito eleito e seu vice, devendo esta equipe funcionar até a transmissão final do cargo em 01 de janeiro de 2017; Entregar ao prefeito eleito todos os documentos relacionados aos convênios, contratos de repasse e apresentação de contas que vençam após 31 de dezembro de 2016; Apresentar ao prefeito eleito e seu vice, bem como ao Poder Legislativo, aos órgãos de controle e aos cidadãos interessados, as dívidas e receitas do município, a situação das licitações e das obras municipais, e informações relacionadas aos servidores municipais abrangendo seus nomes, órgãos em que estão lotados e custo mensal (folha de pagamento), e aos prédios e bens públicos.

Dentre as atitudes a serem tomadas o Ministério Público Estadual cita: A Prefeitura de Iguatu deverá realizar as devidas comunicações ao Ministério Público e Tribunal de Contas, com informações circunstanciais e devidamente acompanhadas dos dados administrativos pertinentes; Promova licitação sempre antes da contratação de empresa para fornecimento do produto ou de serviço, salvo quando for hipótese de sua dispensa ou inexigibilidade; Abstenha-se de emitir cheques nominais à própria prefeitura, sacando-os, em seguida, na boca do caixa.

O MP e promotor citados recomendam por último, ao prefeito eleito e atual prefeito de Iguatu: A instituição, imediatamente, de Equipe de Transição Mista, composta por representantes tanto da gestão em curso quanto aos eleitos, registrando-se em ata todos os trabalhos e reuniões realizadas; A verificação pela equipe constituída, da base de dados de todos os sistemas e/ou levantar documentalmente todos os atos e fatos orçamentários, financeiros, fiscais e patrimoniais do município; A realização de levantamento das dívidas do município, com informações detalhadas dos nomes dos credores, datas com os respectivos vencimentos, inclusive as dívidas de longo prazo e encargos decorrentes de operações de créditos; Informar a sobre a capacidade de a Administração realizar novas operações de crédito de qualquer natureza, a fim de conhecer o grau de comprometimento do orçamento para o primeiro ano de mandato do gestor eleito; A verificação da existência de contratos de prestação de serviços públicos com a iniciativa privada; A averiguação dos contratos de obras, serviços e fornecedores, mediante a análise do status de execução.

O promotor estabeleceu o prazo de 05 dias (a contar do dia 03 de outubro) para a comunicação ao Ministério Público da instauração da equipe de transição, com a devida comunicação de todos os atos praticados para o atendimento da presente.
O não atendimento das Recomendações, na sua forma e termos, acarretará no ajuizamento de ação civil pública por ato de improbidade administrativa.

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias2 dias atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

Noticias2 dias atrás

Alunos de ‘cursinhos populares’ receberão uma bolsa de R$ 200 para apoiar sua permanência nos estudos

Noticias2 dias atrás

Trecho da BR-116 no Ceará terá tráfego em sentido único

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro

Iguatu3 dias atrás

Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu

Noticias3 dias atrás

Governo Trump pode solicitar aos países que escolham entre a China e os EUA

Noticias3 dias atrás

Operação especial pretende reforçar a segurança durante os feriados prolongados da Semana Santa e de Tiradentes

Noticias3 dias atrás

Consumidores do Ceará terão uma redução média de 2,1% na tarifa de energia elétrica

Iguatu4 dias atrás

ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada

Iguatu4 dias atrás

Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses

Noticias4 dias atrás

Anvisa aprovou registro definitivo da vacina contra a chikungunya no Brasil

Noticias4 dias atrás

Pagamento do terceiro lote do abono salarial PIS-Pasep 2025 começa nesta terça-feira (15)

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?

Noticias5 dias atrás

Isenção para o ENEM 2025 pode ser solicitada a partir desta segunda-feira, 14

Noticias5 dias atrás

Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda

Noticias5 dias atrás

Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025

Noticias1 semana atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu1 semana atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu1 semana atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias1 semana atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias1 semana atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará1 semana atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo1 semana atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia1 semana atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu2 semanas atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias2 semanas atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.