Tecnologia
É pouco? Brasileiros criam carro que faz 400 km usando só 1 litro de etanol
Um veículo capaz de percorrer a nada modesta distância de até 400 quilômetros com apenas um litro de etanol será uma das estrelas da Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética (Fenasucro), evento que será realizado entre os dias 23 e 26 deste mês em Sertãozinho (SP). Em desenvolvimento desde 2009, o protótipo, feito para uma pessoa, possui carcaça de dois metros de largura em fibra de carbono.
Batizado de Popygua, o automotor criado por pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFP) foi testado nos EUA em 2015, quando, à velocidade constante de 30 km/h, a autonomia chegou a 316 km com somente um litro do combustível à base de cana-de-açúcar.
“Era uma competição na qual você dá 10 voltas na pista, deve dar uns 20 quilômetros, medem quanto de combustível tinha antes, medem quanto sobrou e dividem pelo consumo em milímetros e fazem a quilometragem por litro”, explica Bruno Medeiros, professor de mecânica da UTFPR, como informa o G1.
Dentre as tecnologias que fazem do Popygua um dos modelos de carro reduzido mais eficientes da atualidade estão o design, que gera a redução do atrito entre o carro, ar e solo, sua aerodinâmica e também os materiais usados, que deixam o veículo leve.
“O segredo também é pegar pista sem trânsito, parar a tantos quilômetros para calibrar o pneu e ter poucas pessoas dentro do carro, tudo isso influencia”, diz Medeiros. Segundo ele, há um caminho longo a ser percorrido para que um modelo inspirado no protótipo possa chegar à indústria automobilística.
O grande desafio é conciliar tecnologias eficientes e sustentáveis às exigências dos consumidores, que têm dirigido cada vez mais rápido, gerando o aumento no limite de velocidade e também do consumo.
Fonte: Tecmundo
-
Iguatu3 dias atrásMais de R$ 380 Milhões de Injeção Anual em Risco: Como propostas de cortes sociais podem estrangular Iguatu e piorar a fome no município
-
Brasil2 dias atrásEleições 2026: eleitores não podem ser presos a partir desta terça-feira, com exceções previstas em lei
-
Ceará2 dias atrásMarinha alerta para ventos de até 75 km/h no litoral do Ceará até quinta-feira
-
Mundo2 dias atrásProtestos se espalham pela Europa em meio à alta do custo de vida e à crise nos serviços públicos
-
Brasil2 dias atrásEstudo identifica hipertensão em 28% de crianças e adolescentes avaliados no Brasil
-
Brasil2 dias atrásAções da Americanas sobem mais de 20% após Justiça encerrar recuperação judicial
-
Brasil2 dias atrásJustiça determina indenização de R$ 65 mil a idosa que trabalhou 57 anos sem salário em Minas Gerais
-
Brasil2 dias atrásAnvisa determina apreensão de lotes suspeitos de falsificação de medicamento contra o câncer

