Ceará
Oficina prepara municípios para novo modelo de atenção à saúde
Nesta quinta-feira (30), a partir das 8h30, e sexta-feira (1º), a Secretaria da Saúde do Estado fará a VI Oficina Estadual do Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde ( QualificaAPSUS Ceará), no hotel Romanos, em Fortaleza. Lançado em janeiro deste ano pela Sesa, o QualificaAPSUS quer subsidiar a reorganização do modelo de atenção a partir de nova estruturação da atenção primária nos municípios e assim contribuir para implantação e funcionamento das redes de atenção, ampliando e qualificando os serviços de saúde à população.
A oficina, que reúne 400 participantes de 162 municípios, coordenadores e técnicos das Coordenadorias Regionais de Saúde e também gestores e profissionais nível central da Sesa, tem o objetivo bem definido pela coordenadora do QualificaAPSUS Ceará, Carmem Cemires, da Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde da Sesa: “possibilitar a compreensão sobre a relevância do monitoramento e avaliação na atenção primária à saúde”. Ela afirma que a ¨avaliação da situação de saúde da população decorre em grande parte das atividades de monitoramento realizadas a partir das informações produzidas no cotidiano da atenção primária, sendo fundamental compreender os processos avaliativos como integrantes do processo de trabalho e essenciais para orientação das práticas de saúde¨.
Entre os temas apresentados e discutidos na oficina, estão “Atenção primária à saúde: fundamentos, gestão e avaliação da qualidade”, Condições crônicas na atenção primária à saúde”, “Monitoramento e avaliação na atenção primária à saúde”. Discutirão também o plano para operacionalização das metas pactuadas e a matriz de monitoramento. Haverá um momento junino, com um arraial montado no ambiente da oficina.
Além da preparação dos gestores e profissionais, através da realização de seis oficinas e três cursos complementares, o Projeto QualificaAPSUS fará a avaliação da qualidade da atenção primária, que atribuirá os selos ouro, prata e bronze para as equipes de saúde que atingirem os padrões de qualidade esperados. Por meio da avaliação, será verificado o estágio de desenvolvimento alcançado pelas unidades de saúde, identificadas e corrigidas as não conformidades e ainda desenvolvidos planos para a melhoria permanente da atenção à saúde da população.
Assessoria de Comunicação da Sesa
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos

