Saúde
ZIKA: Repelente não deve ser única medida preventiva de mosquito transmissor, alerta dermatologia
Gestantes de todo o país devem estar atentas aos cuidados que devem ser tomados durante o surto de casos suspeitos de microcefalia que já atingiu 13 estados e o Distrito Federal, de acordo com o ministério da Saúde. O ministério informou que a anomalia está relacionada ao zika vírus, que é transmitido pelo mosquito aedes aegypt, o mesmo causador da dengue. O médico dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Carlos Henrique Milhomens, explica que além do repelente, é necessário que as grávidas utilizem telas e mosqueteiros para se protegerem das picadas.
“O repelente é uma das medidas de proteção contra o mosquito. Entretanto, ele não deve ser utilizado como medida individual. A gente dá ênfase também na proteção mecânica, no uso de telas e mosqueteiro. Porque o repelente tem uma eficácia com duração em torno de duas horas. No caso dos repelentes de maneira geral, a gente tem, para a gravidez, os repelentes que são feitos à base de uma substância chamada IR 3535, e também os repelentes à base de citronela, que também é uma substância natural que pode ser usada na gravidez.”
De acordo com o dermatologista Carlos Milhomens, antes de tomar qualquer decisão, a gestante deve procurar o médico, para que ela seja avaliada e siga a receita de medicamentos e repelentes dadas pelo médico. O ministério da Saúde lembra que as grávidas não devem interromper o pré-natal e sim, prosseguir com todos os exames recomendados pelo médico. Até o momento, foram notificados mil duzentos e 48 casos suspeitos de microcefalia no país.
-
Ceará2 dias atrásZenir recusou propostas de compra de Magazine Luiza e Casas Bahia, afirma direção
-
Brasil2 dias atrásFelca se pronuncia após críticas por vídeo sobre fobia social e bullying
-
Brasil2 dias atrásEntidades orientam trabalhadoras domésticas a denunciar assédio eleitoral antes do segundo turno
-
Brasil2 dias atrásFelipe Neto se casa com Juliane Carvalho em cerimônia intimista no Rio de Janeiro
-
Ceará3 horas atrásEleitor discute com presidente de seção e danifica urna eletrônica durante votação em Fortaleza
-
Ceará2 dias atrásVenda de bebidas alcoólicas será liberada no Ceará durante o segundo turno das eleições
-
Ceará2 dias atrásGalpões logísticos no Ceará têm 99% de ocupação e espaço disponível cai para 0,81%
-
Brasil1 hora atrásMais de 1 milhão de eleitores justificaram ausência no segundo turno até as 9h, informa TSE
