Regional
V Dia do Vaqueiro Icoense movimenta Icó com cavalgada, forró pé-de-serra e distribuição de sementes
[caption id="attachment_20115" align="alignnone" width="640"]
Cavalos postados em fila, centenas de vaqueiros e o cenário histórico entre o Teatro da Ribeira dos Icós e os seculares Tamarindeiros, na Rua Desembargador José Bastos, no Centro Histórico de Icó, marcarão o V Dia do Vaqueiro Icoense, que acontece neste sábado, dia 27 de junho, a partir das 16h.


Foto: Assessoria de Imprensa da Associação Filhos e Amigos de Icó (AMICÓ)
Cavalos postados em fila, centenas de vaqueiros e o cenário histórico entre o Teatro da Ribeira dos Icós e os seculares Tamarindeiros, na Rua Desembargador José Bastos, no Centro Histórico de Icó, marcarão o V Dia do Vaqueiro Icoense, que acontece neste sábado, dia 27 de junho, a partir das 16h.
O evento gratuito é realizado pela Associação Filhos e Amigos de Icó (AMICÓ) que une e confraterniza os vaqueiros de Icó e região, ressaltando a importância da figura do vaqueiro como uma das principais marcas do Sertão nordestino, com a realização de uma cavalgada pelas principais ruas, becos e avenidas da cidade icoense.
Durante o percurso, aboios e músicas que retratam os vaqueiros darão a tona do encontro da vaqueirama, que aguarda todo ano este evento, que a cada ano vem crescendo. Na última edição, em 2014, mais de 110 animais estiveram com a presença da comunidade local.
Este ano, a cavalgada seguirá dos Tamarindeiros para o Parque de Vaquejada Nana Perotto, e na chegada haverá acolhimento, confraternização dos presentes, forró pé-de-serra com o trio “Som Nordeste”, homenagem aos vaqueiros Nilton Barros e Célio Cândido, bênção dos vaqueiros, distribuição de sementes e conscientização ambiental feito pelo Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Icó e uma janta aos presentes.
Histórico – Realizado desde o ano de 2011, o evento retomou uma tradição que não ocorria na cidade desde o ano de 1941 quando na época os vaqueiros foram convidados para participar do Dia do Vaqueiro Icoense no dia 25 de outubro daquele ano, com o registro feito pelo vaqueiro da época e futuro historiador Miguel Porfírio (in memoriam). O vaqueiro é uma figura presente no Ceará colonial, sobretudo em locais onde a pecuária era mais forte, desde os idos de 1700, a exemplo da Vila de Icó.
Desde então, não ocorria na cidade um evento que tinha como foco e homenageado o vaqueiro. Ao longo dos anos o evento cresce e se fortalece pelas parcerias firmadas. Em 2015, o SESC Ceará – Unidade Iguatu, CVT de Icó, Parque de Vaquejada Nana Perotto e dezenas de representantes do Comércio e de outras entidades são parceiras deste evento. São esperados cerca de 150 animais para este ano.
Contatos:
(88) 99720-4342 (Abreu Neto)
(88) 99943-5835 (Yuri Guedes)
(88) 99987-4111 (Ícaro Lavor)
Informações: Yuri Guedes de Lavor/Assessoria de Imprensa da Associação Filhos e Amigos de Icó (AMICÓ)
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?
-
Videos5 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025
-
Iguatu4 dias atrás
ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada
-
Iguatu4 dias atrás
Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu
-
Iguatu5 dias atrás
Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses
-
Noticias5 dias atrás
Anvisa aprovou registro definitivo da vacina contra a chikungunya no Brasil
-
Noticias5 dias atrás
Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda