Conecte-se conosco

Dia-a-Dia com Maria

Dia-a-Dia com Maria: Doenças transmitidas por animais

As Zoonoses são infecções e doenças que podem ser adquiridas em contato com animais de estimação como cachorro, gato e passarinho, ou ainda, pela ingestão de carne contaminada de animais como o gado ou o porco.

Publicado

on

As Zoonoses são infecções e doenças que podem ser adquiridas em contato com animais de estimação como cachorro, gato e passarinho, ou ainda, pela ingestão de carne contaminada de animais como o gado ou o porco.

Outras doenças podem ser contraídas através do contato não desejado com ratos, moscas e baratas, principalmente através da ingestão de água ou alimentos contaminados.

Como se sabe, não raro, as famílias costumam adotar animais de estimação, inclusive convivendo o tempo todo com crianças, sobretudo os cães e gatos, contudo, é importante assinalar que esse afeto entre humanos e esses bichinhos requer cuidados indispensáveis e conhecimentos dos riscos para evitar problemas sérios por conta das zoonoses propriamente ditas, considerando-se maiores os riscos entre as pessoas que possam apresentar menos proteção no sistema imunológico como os que portam algumas doenças, os idosos, as criancinhas e gestantes etc.

As mais comuns são: 

– Larva migrans cutânea (bicho geográfico): A larva migrans cutânea é encontrada por toda parte onde se encontrem cães e/ou gatos infectados com ancilostomídeos. 

O problema é mais frequente em praias e em terrenos arenosos, onde esses animais poluem e meio com suas fezes. Em muitos lugares, são os gatos as principais fontes de infecção. O hábito de enterrar os excrementos, tão característico desses animais, e a preferência por fazê-lo em lugares com areia, favorece a eclosão dos ovos e o desenvolvimento das larvas. 

– Dipilidiose: a infestação por cestódios é extremamente comum em cães e, em menor extensão, em gatos. 

Os seres humanos podem tornar-se infestados com a forma adulta do cestódio (vermes chatos na sua forma) dipylidium caninum, em seguida à ingestão do hospedeiro intermediário, a pulga. Normalmente a infestação nos seres humanos exibe sintomas clínicos, ocorrendo com maior frequência em crianças jovens.

– Dirofilariose: acomete principalmente o cão doméstico, o gato e várias espécies de animais silvestres. Referidos vermes são classificados na Ordem Spirurida, superfamília Filaroidea, família Filariidae. Ambas, em sua fase adulta, localizam-se no coração, especialmente em sua porção direita, na artéria pulmonar, e raramente outros vasos hemáticos e órgãos. 

A dirofilariose humana é raramente reconhecida, sendo causada por êmbolos de larvas mortas do parasita nos pulmões. Os êmbolos larvais são revelados radiograficamente como nódulos e, embora a moléstia seja frequentemente assintomática, requer biópsia cirúrgica e avaliação histológica, para a confirmação do diagnóstico e eliminação de condições mais sérias.

– Toxoplasmose: a infecção com o parasita protozoário toxoplasma gondii ocorre numa série de animais de sangue quente, mas a família dos felídeos parece ser o único hospedeiro definitivo (único hospedeiro onde ocorre o ciclo sexual do parasita). 

Os gatos se tornam infectados após a ingestão de animais caçados, ou de carne crua contendo os trofozoítos. Após a infecção, os gatos excretam oocistos em suas fezes durante uma ou duas semanas. os oocistos se tornam infectantes em dois ou três dias, e podem sobreviver no ambiente por diversos meses. 

A infecção humana ocorre com a ingestão de trofozoítos na carne crua ou mal cozida, a infecção raramente produz moléstia clínica em seres humanos adultos, a menos que estejam imunocomprometidos. 

A infecção congênita do feto humano através da transmissão placentária representa a maior ameaça aos seres humanos. a infecção congênita pode levar a uma grave moléstia por ocasião do nascimento, e as afecções oculares, mais tarde, durante a vida do indivíduo. 

– Leptospirose: A lepstospirose e enfermidade endêmica, bastante comum em épocas de chuvas. É transmitida através da urina, água e alimentos contaminados pelo microorganismo, pela penetração da pele lesada, e pela ingestão. 

O cão e outros animais, como por exemplo rato, bovino e animais silvestres também podem contrair a doença e transmiti-la.

– Campilobacteriose e salmonelose: Cães e gatos podem abrigar campylobacter jejuni e uma série de espécies não-tifóides de salmonella. Infecções com estas bactérias em cães e gatos nem sempre causam moléstias clínica, e têm sido isoladas das fezes de animais sadios. A maior parte dos casos de enteropatia (problema intestinais) humana causada por estas bactérias não está associada à exposição a animais de companhia. 

– Raiva: É também conhecida como hidrofobia e causada por um vírus. Trata-se de uma doença incurável e fatal contra a qual existe tanto vacina como soro, porém é difícil a cura depois que essa doença se manifesta, existindo a raiva urbana e raiva selvagem. A grande maioria dos casos humanos acontece nas cidades e são devidos a mordidas de cães raivosos.

A raiva é uma doença provocada por vírus, caracterizada por sintomatologia nervosa que acomete animais e seres humanos. Transmitida por cão, gato, rato, bovino, equino, suíno, macaco, morcego e animais silvestres, através da mordedura ou lambedura da mucosa ou pele lesionada por animais raivosos.

Na fase que antecede à manifestação mais gritante da doença, os animais apresentam alterações de conduta, procuram se esconder em locais escuros, ficam anormalmente agitados, assustando-se ao menor estímulo, o apetite diminui ou acaba e a região onde ele foi mordido fica irritada. Depois de 1 a 3 dias, o cão fica perigosamente agressivo, com tendência a morder objetos, animais e até o próprio dono. Muitas vezes, morde-se a si próprio, provocando sérias feridas. A salivação é abundante porque o cão não consegue engolir a saliva em decorrência da paralisia dos músculos da deglutição. A raiva dos gatos é, na maioria das vezes, do tipo furioso com sintomatologia semelhante à dos cães. 

– Peste: a peste urbana foi controlada em quase todo o mundo e a peste rural também está em queda. Existem mais de 200 espécies ou subespécies de roedores silvestres infectados. Nos focos naturais, a peste selvagem se perpetua pela circulação contínua do micróbio transmitido de um roedor para outro por pulgas. Os gatos domésticos que entram em contato com roedores e/ou suas pulgas, podem contrair a infecção, adoecer e transmitir a infecção para o homem. Existem, também, evidências em camelos e os ovinos. 

-Leptospirose- são conhecidas duas espécies do micróbio. A primeira, é patogênica (capaz de causar doença) para o homem e animais enquanto a segunda está espalhada na natureza, encontra-se em águas superficiais e raramente está associada a infecções nos mamíferos. Quando o paciente evolui para a cura, a produção de urina (diurese) se restabelece e a icterícia diminui. A convalescença dura de um a dois meses, durante os quais a febre pode reaparecer por uns dias, assim como as dores de cabeça, as dores musculares e o mal-estar geral.

Os bovinos, suínos, eqüinos; ovinos; caprinos; cães e gatos, assim como alguns animais silvestres também pode contrair a leptospirose.

A principal via de transmissão é através da urina contendo leptospiras que contaminam o meio ambiente, como a água (no caso das enchentes, por exemplo, quando a água pode ser contaminada pela urina de animais doentes, como os ratos que são portadores mas não adoecem). 

– Teníase e Cisticercose: Verminoses frequentes em nosso meio,  causadas pela Tênia, ou “solitária”, como é popularmente conhecida, são transmitidas através da ingestão de carne e de outros alimentos contaminados.

Fontes de acesso: 

http://www.saudeanimal.com.br/zoonose.htm

http://www.saudeanimal.com.br/zoonose.htm

http://www.soama.org.br/cuidados_zoonoses.shtml

 

*Mariazinha é Servidora do IFCE Campus Iguatu e Advogada

 

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias2 dias atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

Noticias2 dias atrás

Alunos de ‘cursinhos populares’ receberão uma bolsa de R$ 200 para apoiar sua permanência nos estudos

Noticias2 dias atrás

Trecho da BR-116 no Ceará terá tráfego em sentido único

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro

Iguatu3 dias atrás

Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu

Noticias3 dias atrás

Governo Trump pode solicitar aos países que escolham entre a China e os EUA

Noticias3 dias atrás

Operação especial pretende reforçar a segurança durante os feriados prolongados da Semana Santa e de Tiradentes

Noticias3 dias atrás

Consumidores do Ceará terão uma redução média de 2,1% na tarifa de energia elétrica

Iguatu4 dias atrás

ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada

Iguatu4 dias atrás

Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses

Noticias4 dias atrás

Anvisa aprovou registro definitivo da vacina contra a chikungunya no Brasil

Noticias4 dias atrás

Pagamento do terceiro lote do abono salarial PIS-Pasep 2025 começa nesta terça-feira (15)

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?

Noticias5 dias atrás

Isenção para o ENEM 2025 pode ser solicitada a partir desta segunda-feira, 14

Noticias5 dias atrás

Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda

Noticias5 dias atrás

Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025

Noticias1 semana atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu1 semana atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu1 semana atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias1 semana atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias1 semana atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará1 semana atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo1 semana atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia1 semana atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu2 semanas atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias2 semanas atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.