Mundo
Sistema eleitoral brasileiro desperta interesse da Tunísia, diz Gilberto Carvalho
[caption id="attachment_1860" align="alignleft" width="500"]
Gilberto Carvalho, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República (Foto:Divulgação)[/caption]O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, se encontra hoje (28) pela manhã com o presidente da Tunísia, Moncef Marzoukim, e com o ministro de Direitos Humanos do país, Samir Dilou.
Gilberto Carvalho, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República (Foto:Divulgação)
Carvalho está em Túnis para representar o governo brasileiro no Fórum Social Mundial, que ocorre na capital tunisiana até o dia 30 de março. No encontro, serão discutidas ações de troca de experiências na área de administração pública.
Gilberto Carvalho disse que há interesse por parte da Tunísia de desenvolver um modelo para as eleições parecido com o sistema eletrônico brasileiro. A população tunisiana irá às urnas em junho. Serão as primeiras eleições presidenciais no país desde a revolução popular que ocorreu há pouco mais de dois anos e derrubou o regime não democrático de Zine El Abdine Ben Alim, que estava no poder desde 1987.
“Eles estão interessados no sistema eleitoral brasileiro. Eles pediram que venha junto uma delegação [do Tribunal Superior Eleitoral], no mês de maio, para mostrar como funciona o sistema eleitoral eletrônico brasileiro”, disse o ministro.
O governo tunisiano também estuda mandar um grupo ao Brasil para conhecer ações como como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Bolsa Família. “Ficou muito claro o interesse que eles têm nas nossas políticas sociais. Acho que para fortalecer a democracia agora eles vão ter que fazer uma ofensiva no objetivo de sanar o abismo entre os excluídos e o desemprego da juventude”, completou Carvalho.
Fonte: Agência Brasil
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu6 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias1 semana atrásCâmara aprovou projeto de lei que autoriza a venda de medicamentos em redes de supermercados
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

