Ceará
Ceará terá reforço de 14,4 mil profissionais de segurança nas eleições 2026
O Ceará contará com um esquema especial de segurança durante o primeiro turno das eleições gerais, marcado para domingo (4). O planejamento prevê um aumento de 15,4% no efetivo policial em comparação com o primeiro turno das eleições de 2024, com atenção especial às áreas identificadas pelas forças de segurança como locais de possível influência de organizações criminosas.
Ao todo, 14,4 mil profissionais serão mobilizados nos 184 municípios cearenses. O planejamento foi apresentado pelo Governo do Estado nesta terça-feira (29), durante coletiva realizada no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza. A estratégia inclui reforço nos locais de votação com maior concentração de eleitores e registros de investigações policiais nos últimos dez anos.
A partir das 7h de domingo, será ativado o Gabinete de Gestão de Eventos Complexos (GGEC), responsável por acompanhar as operações das forças de segurança. Sobral e Juazeiro do Norte também contarão com estruturas de coordenação para atender, respectivamente, as regiões Norte e Sul do Estado. A Polícia Civil informou que o planejamento foi desenvolvido ao longo dos últimos meses, com base no levantamento de padrões criminais.
Nos últimos dois meses, foram cumpridos 39 mandados de prisão contra suspeitos de tentar interferir no processo eleitoral por meio de extorsões. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, as ações envolveram municípios como Capistrano, Forquilha e Quixelô, além de prisões realizadas em São Paulo e no Rio de Janeiro. A Polícia Federal também informou que, em 2026, foram cumpridos 93 mandados de busca e apreensão relacionados a crimes eleitorais.
A operação contará com atuação integrada das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência e órgãos estaduais e municipais. O Batalhão de Polícia de Trânsito também mobilizará 626 militares, com viaturas, motocicletas e postos fixos para auxiliar no deslocamento dos eleitores. Além disso, a Polícia Civil terá 54 delegacias a mais em funcionamento em relação às eleições de 2024, representando um crescimento de 67% na estrutura de atendimento. (Foto: Reprodução/DN)
-
Brasil2 dias atrásLula acaba com as bets; decisão encontra apoio de até 80% dos brasileiros
-
Noticias2 dias atrásPartícula de energia extrema chega à Terra após viagem de mais de 2 bilhões de anos-luz
-
Ceará2 dias atrásCeará registra mais de 600 doações de córneas entre janeiro e agosto de 2026
-
Brasil2 dias atrásNossa Senhora Aparecida vira alvo de uma guerra política nas redes
-
Curiosidades2 dias atrásThe New York Times lista 100 séries marcantes do século 21
-
Ceará1 dia atrásFestival Cearense de Música Eletrônica reúne centenas de pessoas na Praia de Iracema, em Fortaleza
-
Cultura24 horas atrásComplexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz será inaugurado em novembro com quatro exposições em Fortaleza
-
Curiosidades24 horas atrásJaqueta de Michael Jackson e piano de Freddie Mercury serão leiloados por milhões de reais
