Economia
Apesar do tarifaço, Ceará lidera crescimento das exportações no Brasil em 2025
O Ceará encerrou o ano de 2025 com o maior crescimento do Brasil nas exportações em comparação a 2024, mesmo diante de um cenário internacional adverso marcado por barreiras comerciais e pelo tarifaço imposto pelos Estados Unidos. Na contramão das dificuldades globais, o estado alcançou resultados históricos nas vendas para o mercado externo.
Em termos de valores, as exportações cearenses passaram de 1,5 bilhão de dólares em 2024 para 2,3 bilhões de dólares em 2025, representando um crescimento de 56%. A siderurgia liderou esse avanço, com 1,18 bilhão de dólares exportados, mais que o dobro do ano anterior. Outros setores também contribuíram para o desempenho positivo, como calçados, óleos e gorduras vegetais e minerais não metálicos.
O bom resultado também foi impulsionado pelo agronegócio, especialmente pela fruticultura e pelo setor de pescados, que ampliaram mercados apesar das restrições internacionais. Segundo a secretária executiva da Indústria do Ceará, Brígida Miola, o estado se destacou mesmo em um contexto geopolítico desafiador, liderando o ranking nacional de exportações. Já o secretário executivo do Agronegócio, Silvio Carlos, ressaltou o trabalho de abertura de novos mercados e a ampliação da área de cultivo do melão, principal produto exportado.
Para o Governo do Estado, o desempenho está diretamente relacionado ao diálogo com o setor produtivo e às políticas de incentivo adotadas para minimizar os impactos do tarifaço norte-americano. Medidas como apoio financeiro, incentivos fiscais e ações do Fundo de Desenvolvimento Industrial foram fundamentais para garantir fôlego aos exportadores. A expectativa para 2026 é de continuidade no crescimento, com projeções otimistas e a possibilidade de retomada das exportações para a União Europeia, ampliando ainda mais a presença do Ceará no comércio internacional.
-
Brasil2 dias atrásCearense reconhecido como homem mais velho do mundo completa 114 anos e família espera celebrar os 115
-
Iguatu2 dias atrásMais de R$ 380 Milhões de Injeção Anual em Risco: Como propostas de cortes sociais podem estrangular Iguatu e piorar a fome no município
-
Brasil2 dias atrásBolsa Família tem valores reajustados e começa a pagar beneficiários nesta segunda-feira
-
Brasil2 dias atrásLua Blanco, estrela de Rebelde, morre aos 39 anos; informações apontam câncer de intestino
-
Brasil2 dias atrásCantor e compositor Benito di Paula morre aos 84 anos em São Paulo
-
Ceará2 dias atrásCafé especial amplia mercado e valoriza produção cearense
-
Ceará1 dia atrásMarinha alerta para ventos de até 75 km/h no litoral do Ceará até quinta-feira
-
Ceará2 dias atrásCeará se destaca no vestibular do ITA 2027, com Fortaleza à frente das demais cidades
