Noticias
Aves exibem sinais de consciência, desafiando teorias sobre o funcionamento do cérebro humano
Pesquisas recentes indicam que a consciência pode ser muito mais antiga do que se imaginava, e que aves possuem formas próprias de percepção subjetiva. Estudos mostram que pombos e corvos alternam interpretações de estímulos visuais, apresentam atividade neural associada à experiência interna e até demonstram sinais básicos de autoconsciência, desafiando a ideia de que apenas animais com córtex cerebral possuem consciência.
Além disso, os cientistas propõem a Teoria ALARM, que sugere que a consciência evoluiu em três etapas: alerta vital, foco seletivo e autoconsciência. Essa abordagem ajuda a compreender como diferentes níveis de percepção surgiram ao longo da evolução.
A descoberta de que estruturas cerebrais das aves desempenham funções semelhantes às dos mamíferos reforça a possibilidade de que a consciência tenha surgido muito antes — e em mais espécies — do que se pensava, ampliando nossa compreensão sobre a mente animal.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

