Noticias
Aves exibem sinais de consciência, desafiando teorias sobre o funcionamento do cérebro humano
Pesquisas recentes indicam que a consciência pode ser muito mais antiga do que se imaginava, e que aves possuem formas próprias de percepção subjetiva. Estudos mostram que pombos e corvos alternam interpretações de estímulos visuais, apresentam atividade neural associada à experiência interna e até demonstram sinais básicos de autoconsciência, desafiando a ideia de que apenas animais com córtex cerebral possuem consciência.
Além disso, os cientistas propõem a Teoria ALARM, que sugere que a consciência evoluiu em três etapas: alerta vital, foco seletivo e autoconsciência. Essa abordagem ajuda a compreender como diferentes níveis de percepção surgiram ao longo da evolução.
A descoberta de que estruturas cerebrais das aves desempenham funções semelhantes às dos mamíferos reforça a possibilidade de que a consciência tenha surgido muito antes — e em mais espécies — do que se pensava, ampliando nossa compreensão sobre a mente animal.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

