Noticias
MEC planeja aplicar o Enem em países do Mercosul para brasileiros que vivem no exterior
O Ministério da Educação (MEC) anunciou a intenção de ampliar a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para países do Mercosul a partir de 2026. A informação foi divulgada pelo ministro Camilo Santana (PT) na noite de domingo, 16. A proposta busca facilitar o acesso ao exame para brasileiros que vivem fora do país.
A ideia é aplicar as provas em Buenos Aires, Montevidéu e Assunção, capitais de Argentina, Uruguai e Paraguai, respectivamente — países que, junto com Brasil, Venezuela e Bolívia, integram a mesa fixa do Mercosul. A iniciativa seria destinada exclusivamente a brasileiros residentes no exterior.
Ainda não há definição sobre um possível aumento no número de vagas das universidades federais caso o exame seja aplicado fora do país. Segundo o MEC, essa e outras questões serão detalhadas no primeiro semestre do próximo ano, antes da abertura das inscrições para o Enem 2026.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

