Ceará
Liderança indígena cearense, Cacique Pequena é destaque em questão do Enem 2025
A trajetória de Maria de Lourdes da Conceição Alves, conhecida como Cacique Pequena, foi destaque em uma das questões do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado neste domingo (9). Líder do povo indígena Jenipapo-Kanindé, do Ceará, Cacique Pequena teve sua história reconhecida em âmbito nacional por meio da prova.
Em um trecho adaptado de reportagem, o Enem ressaltou a importância de sua escolha como liderança, que rompeu com a tradição de sucessão masculina entre os caciques de sua comunidade. A questão também mencionou a atuação da Cacique Pequena na defesa dos direitos do seu povo e no processo de reconhecimento oficial dos Jenipapo-Kanindé pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Nas redes sociais, Juliana Alves Jenipapo, filha da líder, comemorou a homenagem. “Sim, tivemos uma questão do Enem sobre a trajetória da nossa cacique, de minha mãe”, escreveu, celebrando o reconhecimento da importância histórica e cultural de Cacique Pequena.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

