Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Clima

Furacão Melissa alcança a Jamaica com ventos de 290 km/h e causa mortes na chamada “tempestade do século”

Publicado

on

O furacão Melissa, classificado como categoria 5, deve atingir a Jamaica nesta terça-feira (28) com ventos que podem chegar a 290 km/h — podendo alcançar até 300 km/h, segundo a Organização Meteorológica Mundial. Considerado a “tempestade do século” no país, o fenômeno é o mais forte já registrado na ilha em 174 anos. Antes mesmo de tocar o solo jamaicano, o furacão já provocou fortes tempestades que resultaram em três mortes no país.

As autoridades jamaicanas adotaram medidas de emergência, incluindo evacuações e abertura de abrigos. O governo também está transferindo pacientes de hospitais localizados em áreas costeiras para andares mais altos, diante do risco de marés de tempestade e inundações. Além da Jamaica, o furacão também afeta outras regiões do Caribe, como Haiti e República Dominicana, onde outras quatro pessoas morreram e uma segue desaparecida.

Após cruzar a Jamaica, o furacão Melissa deve avançar em direção a Cuba ainda nesta terça-feira à noite. O país já iniciou a evacuação de cerca de 600 mil moradores e decretou alerta de furacão em quatro províncias. A previsão é de chuvas intensas — chegando a 51 centímetros em algumas áreas — e marés violentas ao longo da costa, aumentando o risco de enchentes e deslizamentos.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA