Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Noticias

Síndrome do Coração Partido: entenda a condição cardíaca provocada por estresse intenso

Publicado

on

A síndrome do coração partido, apesar do nome sugestivo, não está ligada diretamente a desilusões amorosas, mas sim a um intenso estresse físico ou emocional. De acordo com Luma Campos Mori, coordenadora de Enfermagem do setor de hemodinâmica do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), essa condição, embora menos comum que outras doenças cardíacas, pode apresentar sintomas muito semelhantes aos de um infarto, como dor no peito, falta de ar, taquicardia, sudorese e alterações no eletrocardiograma (ECG). A principal diferença, no entanto, é que não há obstrução das artérias coronárias, sendo o diagnóstico confirmado por exames de imagem, como o cateterismo.

O nome da síndrome vem de uma palavra japonesa que significa “armadilha para polvo”, fazendo referência ao formato do ventrículo esquerdo do coração quando alterado — balonizado e com um “pescoço” estreito, semelhante ao utensílio usado por pescadores no Japão. Esse aspecto é visível nos exames de imagem realizados durante o diagnóstico. A doença, apesar de assustadora, tem cura e o tratamento é feito com o uso de medicação apropriada. Quando diagnosticada corretamente, a recuperação do paciente costuma ser rápida e o prognóstico, favorável.

A prevenção da síndrome do coração partido está diretamente ligada à adoção de hábitos saudáveis que contribuam para a redução do estresse. Praticar atividades físicas regularmente, manter uma alimentação equilibrada e buscar estratégias para lidar melhor com situações estressantes são formas eficazes de evitar o surgimento da doença. Como destacou Luma, a mudança no estilo de vida é essencial para preservar a saúde emocional e, consequentemente, o bom funcionamento do coração.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA