Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Economia

Preço do café pode subir até 15% nos próximos 5 dias, alerta Abic

Publicado

on

Apesar de o preço do café ter registrado uma queda de 2,36% entre os meses de julho e setembro em Fortaleza, há previsão de um aumento entre 10% e 15% nos próximos dias. A estimativa foi divulgada por Pavel Cardoso, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), que atribui esse possível reajuste principalmente ao encarecimento da matéria-prima utilizada na produção.

Cardoso explicou, no entanto, que mesmo com esse aumento previsto, o reajuste “não deve ser superior à média do ano”, o que indica uma certa estabilidade dentro do panorama anual do setor. Outro fator de incerteza é o cenário internacional, especialmente no que diz respeito às possíveis sobretaxas sobre as exportações de café para os Estados Unidos, que ainda geram dúvidas entre os produtores e a indústria.

Apesar das preocupações, uma recente ordem executiva publicada pelo governo norte-americano em 6 de setembro trouxe certo alívio ao setor. Segundo a medida, os Estados Unidos teriam considerado que, como o café não é produzido em seu território, ele não deverá ser alvo de novas tarifas, o que pode evitar maiores impactos no preço final do produto exportado.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA