Brasil
PIX parcelado: Banco Central anuncia regras para setembro com mais transparência na contratação
O Banco Central confirmou que, ainda em setembro, vai divulgar as regras para a padronização do PIX parcelado — uma nova alternativa de empréstimo destinada a cerca de 60 milhões de pessoas que atualmente não têm acesso ao cartão de crédito. O objetivo da regulação é garantir uma experiência mínima padronizada, incorporando princípios de educação financeira e maior transparência na contratação. Embora o parcelamento via PIX já seja oferecido por diversas instituições financeiras, o BC pretende uniformizar as regras para estimular a competição entre os bancos.
O funcionamento do PIX parcelado permitirá que o comprador tome crédito junto a uma instituição financeira, preferencialmente aquela com a qual já tem relacionamento, para parcelar uma transação realizada pelo PIX. O lojista ou recebedor terá acesso imediato ao valor total da venda, enquanto o comprador poderá dividir o pagamento em parcelas. O PIX parcelado poderá ser utilizado para qualquer tipo de transação, inclusive transferências. A instituição financeira responsável pela conta do comprador será quem concederá o crédito e definirá as condições em caso de atraso ou inadimplência, como juros e gestão de riscos, conforme o perfil do cliente.
O Banco Central espera que essa modalidade seja competitiva, oferecendo taxas vantajosas para os consumidores. Para os lojistas, a novidade é atrativa, pois eles receberão o pagamento à vista, sem a necessidade de pagar juros para antecipar o recebimento das parcelas. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) vê o PIX parcelado como uma evolução natural e uma opção complementar no sistema de pagamentos, destacando que a oferta de crédito e a precificação das taxas serão responsabilidade exclusiva de cada instituição financeira.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

