Noticias
PF investiga deputado Júnior Mano, do Ceará, por desvios de verbas, fraudes em licitações e uso irregular de emendas parlamentares
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (8) a Operação Underhand, que investiga o desvio de verbas públicas por meio de emendas parlamentares e fraudes em licitações que envolvem diversas prefeituras do Ceará. O principal alvo da ação é o deputado federal Júnior Mano (PSB-CE), cujo gabinete em Brasília foi vasculhado pelos agentes federais. A operação decorre de um inquérito em andamento sob sigilo no Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com as investigações, um grupo ligado ao parlamentar cobrava um “pedágio” de 12% das prefeituras sobre o valor das emendas, em troca da liberação dos recursos e direcionamento das contratações. Parte do dinheiro desviado teria sido usado para financiar campanhas eleitorais durante as eleições municipais do ano passado. Ao todo, foram cumpridos 15 mandados judiciais em Fortaleza, Nova Russas, Eusébio, Canindé, Baixio e também em Brasília. Nova Russas, cidade administrada pela esposa de Júnior Mano, Giordanna Mano (PRD), foi o município que mais recebeu emendas do parlamentar.
Em nota, o deputado negou qualquer envolvimento com irregularidades e afirmou não participar de processos licitatórios, declarando confiança de que os fatos serão esclarecidos. A Polícia Federal também mencionou os nomes dos deputados José Guimarães (PT-CE), Yuri do Paredão (Avante-CE) e do deputado licenciado Eunício Oliveira (MDB-CE) em trechos do inquérito enviados ao STF. No entanto, os três não são alvos da operação nem estão sendo investigados.
-
Brasil7 dias atrásPESQUISAS – Ciro ainda lidera, mas Elmano encurta a distância em ritmo acelerado”.
-
Brasil7 dias atrásMoraes acusa Mendonça de abuso de autoridade, improbidade e crime de responsabilidade e pede providências a Fachin
-
Curiosidades6 dias atrásMaturidade, e não criação, pode explicar comportamento de quem nasceu entre 1955 e 1978
-
Brasil6 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Brasil7 dias atrásBrasil terá Japão e Singapura como adversários em amistosos de novembro
-
Ceará6 dias atrásEquipe conquista ouro na Olimpíada de História em homenagem a estudante cearense em tratamento contra câncer
-
Brasil6 dias atrásBanco do Nordeste terá R$ 60,9 bilhões para financiar projetos em 2027
-
Colunas7 dias atrásColuna: DIREITO E CIDADANIA: ELEIÇOES “MELADAS”
